|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Uma vida inteira em troca de alguns minutos | Riobrasil Noticias

Uma vida inteira em troca de alguns minutos

Uma vida inteira em troca de alguns minutos

01/04/2023 12:37:00 | Miguel Pereira | Fonte: Jornal em Destaque

Quantas vidas interrompidas ainda na juventude serão necessárias para que notícias de morte no trânsito não sejam mais os assuntos postados nas redes sociais e nos jornais, especialmente os de nossa região? Esta é a dolorosa pergunta que não quer calar!

Certa vez, alguém me disse que raramente quem morre afogado é quem não sabe nadar, pois estes ficam no raso. Que geralmente quem sabe nadar é o que abusa do mar e confia na sua própria capacidade, ignorando que tal desafio – o de enfrentar o mar na base das braçadas – não depende somente de suas habilidades para que tudo saia bem. Assim é no trânsito!

Mas, tem outra infeliz questão aí. Dirigir bem, para muitos, é dirigir em alta velocidade. Na verdade, dirigir bem é dirigir de forma segura. Dirige bem o/a motorista que é experiente – e experiência demanda tempo de prática – e adquiriu maturidade para conduzir um veículo, não abrindo mão da direção defensiva. 

Alta velocidade é uma das principais causas de acidentes no trânsito. A imprudência e a falta de conscientização de motoristas e motociclistas tem ceifado vidas. Infelizmente, todos os dias, vemos notícias sobre acidentes fatais que poderiam ter sido evitados se a velocidade fosse respeitada. O excesso de velocidade é um problema que afeta todas as camadas da sociedade. Muitas vezes, as pessoas acham que estão acima das leis de trânsito e que nada pode acontecer com elas. No entanto, a triste realidade é que a velocidade mata. E as consequências de um acidente podem ser irreversíveis.

A segurança no trânsito começa com a conscientização de todos os envolvidos. Os motoristas e motociclistas precisam entender que o trânsito não é um campo de batalha e que a segurança de todos está em jogo. Respeitar os limites de velocidade é fundamental para evitar acidentes e preservar vidas. Além disto, é importante lembrar que a velocidade não é sinônimo de eficiência. Às vezes, chegar mais rápido não significa chegar melhor. Em troca de se querer ganhar alguns minutos, acelerando, vidas inteiras estão se perdendo para sempre. É possível ser um motorista ou motociclista seguro e consciente, respeitando os limites de velocidade e, ao mesmo tempo, evitando situações perigosas e arriscadas.

Com quase 60 anos de idade e 40 de motorista, digo aos jovens: morrer é fácil, e não precisa ser corajoso para isto. Coragem é preciso para se permanecer vivo. Viver é mais difícil e é preciso muita habilidade! Nestes nossos dias tão conturbados, que cobram da gente viver uma vida freneticamente veloz, andar devagar é fundamental para quem tem pressa de viver.

A conscientização de motoristas e motociclistas é essencial para a construção de um trânsito mais seguro. Todos nós somos responsáveis pelo nosso comportamento no trânsito e pelas vidas que estão em jogo. Respeitar as leis de trânsito e a velocidade permitida é um ato de cidadania e respeito pela vida. Não espere que um acidente aconteça para se conscientizar. Aja agora e faça a sua parte!

Ah, não falei sobre o famoso “se for dirigir, não beba”, porque julgo escrever para leitores (motoristas) inteligentes. Esta recomendação é exclusiva para os desprovidos de inteligência.
____________

Apoie o Em Destaque seguindo o site e as redes sociais deste jornal que virou fonte de notícias do Google News, e que há mais de dois anos disponibiliza conteúdo nos principais tocadores de podcasts. Em Destaque, o jornal local sem fronteiras para a notícia!

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Miguel Pereira

Ver outros eventos fotografados em MIGUEL PEREIRA - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.