Marina Silva lembrou que os Estados Unidos são o segundo maior emissor de gases do efeito estufa no planeta.
Notícias relacionadas:Marina Silva defende carta de presidente da COP30.Segundo a ministra, a política adotada por Trump, com a saída do Acordo de Paris e os cortes no fundo climático da ONU, vão fazer o país pagar um preço alto, pois os americanos estão entre os mais prejudicados com ondas de calor, furacões, tufões e incêndios.
A ministra Marina Silva falou, também, sobre as expectativas para a COP 30, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que vai ser realizada em novembro em Belém, no Pará.
Ela destacou que está na hora de implementar as ações de redução para garantir o fim dos combustíveis fósseis e do desmatamento.
Já em relação à exploração de petróleo na Margem Equatorial pela Petrobras, Marina Silva adiantou que o Ibama segue estudando o assunto.
Ela garantiu que uma decisão, favorável ou não, vai seguir critérios técnicos.