espanhol ingles portugues brasil alemao italiano Chines



Estudo da Fiocruz mostra desigualdades no acesso ao parto hospitalar | Riobrasil Noticias

Estudo da Fiocruz mostra desigualdades no acesso ao parto hospitalar

Estudo da Fiocruz mostra desigualdades no acesso ao parto hospitalar

17/02/2025 22:15:00 | | Saude | Fonte: Agência Brasil

Um estudo do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, reforça desigualdades no acesso ao parto hospitalar pelo SUS no Brasil. E aponta: uma em cada quatro mulheres precisou sair do município em que mora para dar à luz em uma maternidade do SUS, o Sistema Único de Saúde.

Os pesquisadores mapearam 6,9 milhões de partos em 2010-2011 e 2018-2019 e identificaram que a maioria das mortes maternas ou dos recém-nascidos ocorreram devido à demora no acesso ao serviço de saúde. As gestantes da região Norte enfrentam as maiores distâncias e tempo de viagem para dar à luz em um hospital. 

São cerca de 133 km e cinco horas de viagem; enquanto as gestantes da região Sul estão na outra ponta, percorrendo em média 55 km e gastando 52 minutos de suas residências até a maternidade.

A coordenadora do estudo, Bruna Fonseca, destaca que as diferenças regionais vão além das grandes distâncias a serem percorridas pelas parturientes. Segundo ela, fatores como a estrutura etária, taxa de fecundidade e práticas de parto hospitalar ou domiciliar também interferem na saúde das mães e dos bebês.

O levantamento teve a participação de pesquisadores das Universidades Federal do Rio de Janeiro e Federal Rural também do Rio e foi publicado na revista The Lancet Regional Health ? Americas.

Continue lendo em Agência Brasil

Compartilhe!




QR Code:


















© Copyright 2003 / 2026 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.