|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano Chines

// - Signo de |



Governo do RJ vai implantar biometria facial nas vans intermunicipais | Riobrasil Noticias

Governo do RJ vai implantar biometria facial nas vans intermunicipais

Governo do RJ vai implantar biometria facial nas vans intermunicipais

02/12/2024 12:05:00 | Rio de Janeiro | Fonte: Jornal em Destaque

 
Vans intermunicipais que circulam no Estado do Rio vão contar com validador biométrico facial para aumentar a segurança de viagens e impedir fraudes no uso do Bilhete Único Intermunicipal (BUI). A medida foi publicada pelo Detro-RJ, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), no Diário Oficial da última quinta-feira (28) e será implementada de forma gradual até outubro de 2025. O primeiro lote de veículos será equipado a partir de janeiro de 2025.

Esse tipo de tecnologia traz mais eficiência para a operação do transporte e é fundamental para combater o uso irregular do benefício. Queremos que os passageiros tenham tranquilidade para embarcar nas vans e maior segurança em seus deslocamentos, desfrutando do desconto concedido pelo Governo do Estado. O processo será feito ao longo de dez meses, sem nenhum prejuízo aos operadores”, destacou o secretário Washington Reis.

 


O equipamento de segurança já vem sendo utilizado, em caráter de teste, por algumas vans reguladas após uma investigação conjunta do Detro-RJ, da Setram e da Polícia Civil ter desmontado um esquema de uso indevido do benefício, levando a uma economia diária de cerca de R$ 40 mil aos cofres públicos. O Bilhete Único Intermunicipal (BUI) é intransferível, sendo proibido emprestar, negociar ou vender seus créditos.

A implementação da biometria vem para se somar aos esforços da fiscalização no combate aos gastos irregulares, respeitando o Decreto de 2016, que a atual gestão está colocando em prática. O benefício do BUI é pago pelo Estado em formato de subsídio para que a população possa fazer integração entre os diferentes modos de transporte, mas é voltado àqueles que mais precisam e seu uso indevido onera os cofres públicos, gerando um peso no bolso de todos os usuários do sistema”, explica o presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias.

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Rio de Janeiro

Ver outros eventos fotografados em RIO DE JANEIRO - RJ









© Copyright 2003 / 2025 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.