Vans intermunicipais que circulam no Estado do Rio vão contar com validador biométrico facial para aumentar a segurança de viagens e impedir fraudes no uso do Bilhete Único Intermunicipal (BUI). A medida foi publicada pelo Detro-RJ, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), no Diário Oficial da última quinta-feira (28) e será implementada de forma gradual até outubro de 2025. O primeiro lote de veículos será equipado a partir de janeiro de 2025.
Esse tipo de tecnologia traz mais eficiência para a operação do transporte e é fundamental para combater o uso irregular do benefício. Queremos que os passageiros tenham tranquilidade para embarcar nas vans e maior segurança em seus deslocamentos, desfrutando do desconto concedido pelo Governo do Estado. O processo será feito ao longo de dez meses, sem nenhum prejuízo aos operadores”, destacou o secretário Washington Reis.
O equipamento de segurança já vem sendo utilizado, em caráter de teste, por algumas vans reguladas após uma investigação conjunta do Detro-RJ, da Setram e da Polícia Civil ter desmontado um esquema de uso indevido do benefício, levando a uma economia diária de cerca de R$ 40 mil aos cofres públicos. O Bilhete Único Intermunicipal (BUI) é intransferível, sendo proibido emprestar, negociar ou vender seus créditos.