O gigante da floresta, um jequitibá com três séculos de existência, é uma atração natural na cidade de Paty do Alferes, no Rio de Janeiro.
Com até 50 metros de altura, essa espécie nativa da Mata Atlântica é um destaque na Rota Palmares, uma trilha que atravessa a região.
O jequitibá de Paty tem 25 metros de altura e acabou se tornando uma árvore símbolo e ponto de visitação.
A árvore já cativou até mesmo Albert Einstein durante sua visita ao Rio de Janeiro em 1925. O físico abraçou e beijou uma das árvores preservadas no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico. No entanto, a grandiosidade do jequitibá pode ser desafiadora, com até dez pessoas às vezes necessárias para contornar seu tronco maciço.
Além de sua beleza natural, Paty do Alferes oferece outras atrações, como a Rota Palmares, que inclui a histórica Fazenda Mangalarga, onde um quilombo se estabeleceu após uma fuga em massa de escravizados durante o Brasil Império. A fazenda, que faz parte do itinerário turístico, foi palco de eventos importantes em nossa história.
Com informações do EXTRA
___________
Apoie o Em Destaque seguindo o site e as redes sociais deste jornal que virou fonte de notícias do Google News, e que há mais de dois anos disponibiliza conteúdo nos principais tocadores de podcasts. Em Destaque, o jornal local sem fronteiras para a notícia!