|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Projeto de Extensão da Uerj já beneficiou mais de 100 mil mulheres vítimas da violência | Riobrasil Noticias

Projeto de Extensão da Uerj já beneficiou mais de 100 mil mulheres vítimas da violência

Projeto de Extensão da Uerj já beneficiou mais de 100 mil mulheres vítimas da violência

25/05/2023 13:56:00 | Rio de Janeiro | Fonte: Jornal em Destaque

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vem realizando parcerias com vários órgãos do governo estadual desde 2022, com excelentes resultados. Uma delas, o Programa Empoderadas, que oferece técnicas de enfrentamento à violência contra a mulher com base na modalidade esportiva do jiu-jitsu, vem devolvendo a autoestima e a autoconfiança a um grande número de vítimas do gênero feminino.

 

Idealizado pela especialista em segurança feminina e atleta de MMA, Erica Paes, o Empoderadas é um projeto de descentralização orçamentária firmado com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedsodh).  Mais de 100 mil mulheres já foram atendidas em cerca de 50 polos, espalhados por 24 cidades das regiões Metropolitana, Serrana, Baixada Litorânea, Norte, Noroeste e Centro-sul Fluminense, Médio Paraíba e Costa Verde.

Nossa metodologia é baseada na prevenção, com profissionais preparados para a escuta ativa e acolhimento de mulheres vítimas de violência. A partir da inserção no programa, a mulher tem acesso a uma rede multidisciplinar de acolhimento, cujo objetivo é apoiar em todas as esferas, seja social, jurídica ou psicológica”, afirma Erica Paes.

 

De acordo com a coordenadora do programa na Uerj, Glória Ramos, essa é uma pauta emergente, que permite o fortalecimento da Uerj enquanto instituição que se pretende inclusiva, democrática e de excelência.

Quando a mulher é abordada na rua em situação de risco e de perigo, ela sabe se esquivar daquela situação.  Muitas mulheres saem muito cedo para trabalhar e voltam tarde do trabalho, elas se sentem mais seguras”, declara a professora, que vem atuando na revisão do levantamento dos protocolos utilizados nos locais de atendimento às vítimas de violência, como também no desenvolvimento do debate acadêmico sobre o respectivo tema.

 

Além do acolhimento e da prevenção, o Empoderadas também oferece cursos profissionalizantes, rodas de conversas e assessoria legal. O objetivo é proporcionar às mulheres as ferramentas necessárias para que possam conquistar a independência financeira.  O programa prevê ainda eventos diversos, como o “Empoderadas no Game”, direcionado para revelar talentos femininos em competições de jogos eletrônicos, que ocupou o Ginásio Esportivo do campus Maracanã da Uerj, em dezembro do ano passado.

 

Com essas ações, a Uerj vem cumprir com sua missão de inclusão social, fomentando o diálogo entre academia e sociedade, contribuindo para a solução de problemas e o bem-estar da comunidade.

Esses projetos de extensão nos ajudam a nos revermos como universidade, pois trata-se de uma via de mão-dupla.  Quando o nome da Uerj surge as pessoas dizem ‘estou na Uerj’. E está com a Uerj, aprendendo e nos ensinando, porque a Uerj também aprende em bocado com eles”, conclui Glória Ramos.

___________

Apoie o Em Destaque seguindo o site e as redes sociais deste jornal que virou fonte de notícias do Google News, e que há mais de dois anos disponibiliza conteúdo nos principais tocadores de podcasts. Em Destaque, o jornal local sem fronteiras para a notícia!

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Rio de Janeiro

Ver outros eventos fotografados em RIO DE JANEIRO - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.