|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Alerj distribui mais de 150 livros na escadaria do Palácio Tiradentes pelo Dia da Língua Nacional | Riobrasil Noticias

Alerj distribui mais de 150 livros na escadaria do Palácio Tiradentes pelo Dia da Língua Nacional

Alerj distribui mais de 150 livros na escadaria do Palácio Tiradentes pelo Dia da Língua Nacional

22/05/2023 15:59:00 | Rio de Janeiro | Fonte: Jornal em Destaque

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), em parceria com a Imprensa Oficial do Rio de Janeiro, distribuiu nesta segunda-feira (22) mais de 150 livros nas escadarias do Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento Fluminense. A ação, coordenada pelo Departamento de Cultura da Alerj, foi marcada para celebrar o Dia da Língua Nacional, que é comemorado em 21 de maio. Na seleção de livros doados no evento, podia-se encontrar obras de autores como Ken Follet, R. L Stine, Marina Colasanti, José de Alencar, Lima Barreto, Álvares de Azevedo, Lygia Fagundes Telles e Arnaldo Niskier.

A nossa ideia com essa ação foi aproximar a população do Legislativo e disponibilizar a escadaria do Palácio Tiradentes para que os fluminenses pudessem vir, ler e pegar um exemplar. Os livros foram doados pela Imprensa Oficial do Rio e nós cedemos o espaço. Somos uma Alerj literária e a leitura é fundamental para a construção da cidadania”, afirmou a diretora do departamento de Cultura da Casa, Fernanda Figueiredo.

Quem ganhou com essa ação foi o filho da manicure Marta Fiscote. A carioca estava passando pela rua Primeiro de Março, na volta de uma consulta médica, viu o estande da ação no Palácio Tiradentes, parou para olhar e encontrou um livro que o filho já estava pedindo há tempos.

Meu filho já tinha me falado algumas vezes que queria esse livro: O dia que o mico leão chorou. Quando eu vi nem acreditei, já peguei logo para dar a ele. Tenho certeza de que vai adorar a surpresa", contou Marta.

Incentivo à leitura

O estudante de Direito Vinícius de Medeiros também conseguiu escolher duas obras entre as expostas para levar para casa.

Dei sorte e encontrei dois exemplares que me interessaram. Estudo na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), aqui pertinho, e quando vi a ação corri para ver os livros à disposição. A leitura pode ajudar muito no nosso cotidiano e aperfeiçoar a nossa fala, a nossa escrita e o domínio da nossa língua. Eu adoro ler e incentivo todos a fazerem o mesmo”, declarou Vinícius.

O auxílio às pessoas nas escolhas dos livros foi feito também por funcionários do Programa Mais Leitura, da Imprensa Oficial. O programa, criado pela instituição, oferece livros, dos mais variados gêneros. Caso o leitor queira adquirir um exemplar fora da ação, o programa conta com três agências fixas e uma versão itinerante que percorre os municípios do Estado do Rio.

A Imprensa Oficial compra esses livros para tocar o programa. Estamos muito felizes de estar aqui hoje”, concluiu o gerente do Mais Leitura, Wallace Marins.

Foto: Thiago Lontra | Texto: Buanna Rosa – Alerj.

___________

Apoie o Em Destaque seguindo o site e as redes sociais deste jornal que virou fonte de notícias do Google News, e que há mais de dois anos disponibiliza conteúdo nos principais tocadores de podcasts. Em Destaque, o jornal local sem fronteiras para a notícia!

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Rio de Janeiro

Ver outros eventos fotografados em RIO DE JANEIRO - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.