|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Dia Mundial da Conscientização do Autismo | Riobrasil Noticias

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

01/04/2023 20:39:00 | Miguel Pereira | Fonte: Jornal em Destaque

No dia 2 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, uma data importante para sensibilizar a sociedade sobre as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os desafios enfrentados pelas pessoas com autismo e suas famílias.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o autismo afeta cerca de 1% da população mundial, sendo mais comum em meninos do que em meninas. O TEA é caracterizado por dificuldades na comunicação social, comportamentos repetitivos e interesses restritos.

A conscientização sobre o autismo é fundamental para combater o preconceito e promover a inclusão social das pessoas com TEA. Infelizmente, muitas pessoas ainda têm ideias equivocadas sobre o autismo e podem tratar mal ou excluir aqueles que são diagnosticados com a condição.

Para combater esse problema, é importante divulgar informações corretas sobre o autismo e seus sintomas, bem como incentivar a inclusão e a compreensão. Profissionais de saúde, educadores e pais devem trabalhar juntos para garantir que as pessoas com autismo tenham acesso aos recursos e suporte necessários para alcançar seu pleno potencial.

Além disso, é fundamental que a sociedade como um todo seja educada sobre o autismo e as maneiras de ajudar e apoiar as pessoas com TEA. Isso pode incluir desde a criação de espaços de inclusão em escolas e locais de trabalho até a promoção de eventos que destaquem as realizações e habilidades das pessoas com autismo.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é uma oportunidade para todos refletirem sobre a importância da inclusão e da aceitação das diferenças. É preciso quebrar estereótipos e preconceitos, e promover uma sociedade mais justa e inclusiva para todas as pessoas, independentemente de suas características ou condições.

 

O autismo pode impactar financeiramente as famílias?

O especialista em finanças pessoais, João Victorino, explica que nesse dia, muitos países realizam várias atividades com a finalidade de conscientizar as pessoas.

Essa data foi criada para derrubar preconceitos e fazer com que a sociedade vire um ambiente mais amigável para as pessoas que apresentam este quadro”, diz. 

Seus sinais aparecem principalmente na infância e tendem a permanecer na adolescência e fase adulta.

Famílias que precisam dedicar atenção e tempo para pessoas que possuem o transtorno, passam por diversos impactos financeiros de alto custo, principalmente com o tratamento.

Justamente pelo fato de o tratamento demandar o apoio de profissionais das mais variadas áreas da saúde, o custo de um acompanhamento adequado pode ficar, muitas vezes, inviável para a maioria das pessoas que enfrentam este desafio”, explica o especialista.

Segundo dados do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE), mais de dois terços da população brasileira recebia até R$ 2.242,00 por família. 

Alguns destes tratamentos podem ir de R$ 3.000,00 a 30.000,00 por mês, dependendo do caso e da quantidade de terapias e intervenções que são aplicadas. Isso mostra que é praticamente inviável proporcionar tratamentos adequados para a maioria da população com TEA”, comenta João. 

Diante deste cenário de falta de disposição do poder público para colocar em prática iniciativas que procurem abordar essas questões, algumas medidas podem ser exercidas para melhorar este panorama, que são pessoas próximas ao tema, com o objetivo de tornar a convivência da pessoa com autismo na sociedade de forma mais humanizada, próspera e justa.

Algumas propostas podem ser uma saída para melhorar a qualidade de vida da pessoa com autismo, auxiliando na inserção dela na sociedade. São elas: 

Oferecer ensino especializado em escolas públicas;

Estabelecer uma política de saúde focada em diagnóstico especializado;

Garantir o tratamento completo pelo estado e planos de saúde;

Adaptar as leis trabalhistas para a pessoa com autismo no país.

Os direitos das pessoas com TEA, nem sempre são respeitados ou conhecidos. A sociedade precisa saber que o comportamento de uma pessoa com autismo é diferente daquele apresentado por uma pessoa que não tem nenhum distúrbio.

É muito importante que haja paciência e abertura ao entendimento para que a inclusão ocorra da melhor forma possível”, comenta o especialista. Ter em mente que o autista precisa viver em sociedade é crucial para entender que determinados benefícios concedidos a essa população, como atendimento prioritário em filas de estabelecimentos comerciais, não é uma ‘mordomia’, mas sim, uma forma de garantir a melhor convivência para todos, uma vez que a espera em longas filas pode causar forte desconforto para pessoas com o espectro”, finaliza João. 

____________

Apoie o Em Destaque seguindo o site e as redes sociais deste jornal que virou fonte de notícias do Google News, e que há mais de dois anos disponibiliza conteúdo nos principais tocadores de podcasts. Em Destaque, o jornal local sem fronteiras para a notícia!

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Miguel Pereira

Ver outros eventos fotografados em MIGUEL PEREIRA - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.