|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Banco Central comunica vazamento de mais de 137 mil chaves Pix | Riobrasil Noticias

Banco Central comunica vazamento de mais de 137 mil chaves Pix

Banco Central comunica vazamento de mais de 137 mil chaves Pix

20/09/2022 21:06:00 | Brasilia df | Fonte: Tecmundo

O Banco Central (BC) comunicou na sexta-feira (16) o vazamento dos dados de 137,3 mil chaves Pix. Os clientes afetados são da conta digital Abastece-aí, que opera em parceria com a BV Financeira. Esta é a quarta ocorrência do tipo, desde que o meio de pagamento eletrônico instantâneo foi criado, em novembro de 2020.

De acordo com a autoridade financeira, os dados vazados referem-se apenas a informações cadastrais, ou seja, não há risco de movimentação de dinheiro nas contas. Isso porque os dados protegidos pelo sigilo bancário — extratos, saldos e senhas — não foram afetados.

A instituição financeira esclareceu que, como cada cliente pode ter mais de uma chave Pix (pessoas físicas podem ter até cinco e pessoas jurídicas, até 20), o número total de contas atingidas chega a 137.122.

O que devem fazer os clientes que tiveram seus dados vazados?
O que aconteceu na verdade foi uma exposição de dados, ou seja, algumas informações (nome do usuário, Cadastro de Pessoas Físicas/CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta e data de criação da chave Pix) ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas.

Uma vez que todos os clientes que tiveram suas informações expostas serão avisados por meio do aplicativo da Abastece-aí ou do internet banking da instituição, o BC recomenda que os clientes desconsiderem qualquer outro tipo de comunicação, como chamadas telefônicas, SMS e avisos emitidos por aplicativos de mensagens ou emails.

A Abastece-aí enviou nota à Agência Brasil, na qual informa que, "em razão do incidente de segurança, do qual foi vítima, já bloqueou as atividades suspeitas". A empresa esclarece que, como as "potenciais informações indevidamente acessadas do Pix são dados cadastrais", não há risco de movimentação de recursos, nem acesso às contas.
A conta digital garante que "medidas cabíveis a essa investigação já estão sendo tomadas".





Compartilhe!




QR Code:










Eventos fotografados em Brasilia

Ver outros eventos fotografados em BRASILIA - DF









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.