|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Encontre o erro | Riobrasil Noticias

Encontre o erro

Encontre o erro

10/08/2022 13:36:00 | Miguel Pereira | Fonte: Jornal em Destaque

Sabe aquele jogo, que até alguns jornais ainda hoje publicam para entretenimento do leitor, chamado Jogo dos Sete Erros? Aquele que de um lado aparece uma imagem e do outro uma imagem semelhante, porém com algum objeto ausente, para você descobrir? Então, convido você a descobrir o erro, não de uma imagem, mas de um episódio recente onde um pai demitiu a sua própria filha da empresa em que ele é o dono, por ela ter manifestado nas redes sociais sua opinião sobre um político, opinião essa diferente da do “chefe”. Onde está o erro, neste caso que ocorreu em Macapá? Mas, antes que você busque o erro, quero dizer que não me refiro à questão trabalhista ou algo do gênero. Até porque a Justiça já decretou uma indenização por danos morais no valor de R$ 20 mil em favor da ex-funcionária (filha). Na verdade, eu fico pensando em que momento da vida de uma pessoa, ela deixa de lado o valor de alguém que ela ame em troca do “valor” de uma opinião, convicção, ou seja lá o que for, que tenha sobre algo ou alguém?!

Teria sido na escola, na faculdade, nos bares da vida em conversa com amigos de copo, na igreja...? Afinal, em que momento ou em qual lugar o ser humano deixa de ser humano para ser um imbecil que se acha o dono da verdade, só por ter alcançado uma posição privilegiada na vida – às vezes, nem isto -, como, por exemplo, ser dono de uma empresa?

O que faz e quando uma pessoa deixa de valorizar a vida do outro e passa a acreditar que alguém deva morrer porque torce e veste a camisa de um time, que não o seu, e vai a um estádio torcer por ele? De onde vem a convicção de que um ser humano deve ser desprezado por ter uma fé diferente da sua? O que faz com que alguém, aparentemente são, se sinta encorajado a agredir – ainda que verbalmente – e até tirar a vida alheia por ela ter uma cor de pele diferente da sua? Por ser mulher? Por ter uma orientação sexual, que não a sua? Por simpatizar ou militar por um candidato à presidência que não seja o seu? Com quem aprendemos a usar o “cala a boca”? O, “quem manda aqui sou eu”? ...Foi com os nossos pais? E, se aprendemos com eles – nossos pais –, precisamos mesmo concordar e reproduzir isto por toda a vida?!

Em qual momento da nossa existência o ódio passou a ser bonito, preferível e usual e o respeito perdeu totalmente o sentido? Observe que não tracei um paralelo entre o ódio e o amor. Eu disse: ódio – respeito! Sim, porque ninguém é obrigado a amar, sequer concordar com o que os outros fazem, mesmo se o outro for seu filho. Mas, para que haja possibilidade mínima de convivência entre pessoas tão diversas e opostas em suas naturezas e convicções, se inventou o tal RESPEITO.

Falta de respeito. Será que encontramos o erro, neste jogo?

Encerro dizendo que, nos dias de hoje, evoluir como ser humano não é mais uma opção – se é que foi em algum momento. Insistir em se ser humano neste mundo desumano se tornou o único caminho para perpetuar a existência da humanidade! E digo que aprender a respeitar o diferente, a diferença, o contrário... é uma das mais contundentes formas de evolução. E digo mais: neste jogo dos erros da vida, não basta descobrir o erro. É necessário, sobretudo, corrigi-los!

__________________________________________

Com premiações em nível nacional e internacional, o EM DESTAQUE reforça o seu compromisso com o bom jornalismo, produzindo diariamente conteúdo de qualidade, com responsabilidade e que você pode confiar.

Siga o site e as redes sociais do jornal que virou fonte de notícias do Google News e que há dois anos disponibiliza conteúdo nos principais tocadores de podcasts: ED, o jornal local sem fronteiras para a notícia!

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Miguel Pereira

Ver outros eventos fotografados em MIGUEL PEREIRA - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.