|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Iguá completa 100 dias de Operação no Rio de Janeiro | Riobrasil Noticias

Iguá completa 100 dias de Operação no Rio de Janeiro

Iguá completa 100 dias de Operação no Rio de Janeiro

26/05/2022 15:07:00 | Rio de Janeiro | Fonte: Jornal em Destaque

Rio de Janeiro, maio de 2022 - Com ações de melhorias nos sistemas, obras de modernização e equipes técnicas nas ruas, a Iguá completa os 100 primeiros dias de operação plena dos serviços de água e esgoto na região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, e nos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, no Centro-Sul Fluminense.

 

Durante este período, entre outras iniciativas, a concessionária inaugurou dois Centros de Controle Operacional (CCO), com capacidade de monitoramento da rede 24 horas por dia, em tempo real; instalou 250 pontos digitais de medição de pressão para conferir maior precisão no controle e na distribuição da água para a população atendida; e efetuou mais de 2.500 reparos emergenciais em estruturas que fazem parte da rede de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

 

A Iguá irá investir R$ 250 milhões em ações que contribuam para a revitalização do Complexo Lagunar de Jacarepaguá, principal contrapartida ambiental da companhia. Como iniciativa de curto prazo, a concessionária construiu um viveiro com 40 mil mudas de mangue vermelho que serão plantadas, no início de 2023, na extensão da Lagoa do Camorim para restaurar o corredor ecológico entre o Maciço da Tijuca e a Pedra Branca. Também realizou a remoção de resíduos sólidos e o cercamento de 2,5 km das margens. Para tanto, foram contratadas 15 pessoas das comunidades do entorno do complexo. 

 

Além disso, a concessionária deu andamento às ações de médio e longo prazos com os projetos de implantação de coletores de tempo seco (sistema que consiste na interceptação de esgoto nas tubulações de drenagem) e expansão dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário nas áreas irregulares não-urbanizadas.

 

Em relação à geração de empregos, a Iguá já tem cerca de mil colaboradores entre próprios e terceiros trabalhando na operação do Rio de Janeiro, que envolve a região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá e os municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes. Ao longo do ano, estão previstas outras 350 contratações, entre próprios e terceiros, o que levará a companhia a empregar em torno de 1.400 pessoas no estado.

O saldo desse início de operação é muito positivo. Implementamos ações fundamentais e necessárias, aumentando a segurança operacional dos nossos ativos e focando na entrega dos projetos que requerem aprovações e licenciamentos dos órgãos competentes para termos início.  Não abrimos mão de ações socioambientais de curto prazo como a remoção dos resíduos sólidos e o cercamento das margens da lagoa do Camorim e a contratação de colaboradores das áreas vulneráveis de nosso perímetro de atuação. Seguimos com o propósito de levar mais saúde, dignidade e qualidade de vida para 1,2 milhão de pessoas, tendo como meta a ampliação da cobertura de água e da coleta e tratamento de esgoto, oferecendo um serviço de saneamento básico eficiente e inovador”, explica o Diretor-geral da Iguá no Rio de Janeiro, Eduardo Dantas.

 

Na capital, a concessionária é responsável pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto – a captação e o tratamento da água ficam por conta da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) – e no interior do Estado cuida do ciclo completo do saneamento básico, com captação, tratamento e distribuição de água tratada, assim como os serviços de esgotamento sanitário.

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Rio de Janeiro

Ver outros eventos fotografados em RIO DE JANEIRO - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.