|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Conheça o impacto do evento pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, promovido pela UNESCO | Riobrasil Noticias

Conheça o impacto do evento pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, promovido pela UNESCO

Conheça o impacto do evento pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, promovido pela UNESCO

20/05/2022 14:45:00 | América do Sul | Fonte: Jornal em Destaque

Pela primeira vez na história do jornalismo na região Sul-fluminense, um jornal local participou da Conferência Global do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que neste ano reuniu 3.400 participantes registrados para presença on-line e offline, durante três dias (2 a 4 de maio), em Punta Del Este, no Uruguai: o Jornal Em Destaque.

A Conferência foi uma plataforma de ação para que parceiros e stakeholders se reunissem e identificassem soluções para os desafios mais prementes da era digital. Mais de 300 palestrantes e mais de 60 sessões organizadas por 68 parceiros.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa também foi comemorado em todo o mundo por meio de mais de 50 eventos nacionais e locais, onde os defensores da liberdade de mídia reuniram parceiros para levantar a voz sobre a liberdade de imprensa.

Cerca de 20 grandes organizações de mídia de todo o mundo aderiram à campanha de mídia global da UNESCO imprimindo os anúncios ou compartilhando materiais de mídia social como: Al Jazeera, CNN, Daily Maverick e Rapport da África do Sul, New York Times, Guardian, Financial Times, The Nation and Business Daily, Quênia, Le Monde, El Pais Espanha e El Pais Uruguai, para citar apenas alguns. E o Jornal Em Destaque estava entre estes.

660 Artigos em seis idiomas da ONU mencionaram o Prêmio Mundial de Liberdade de Imprensa UNESCO/Guillermo Cano 2022. Um número potencial de leitores de 157 milhões. 160.000 Artigos referenciando “Journalism Under Digital Siege” quando pesquisados ​​on-line - apenas em inglês.

Uma análise feita pela Universidade da Carolina do Sul (EUA) informou que #WorldPressFreedomDay foi mencionado 273.070 vezes globalmente no Twitter, das quais 7.845 menções, @UNESCO foi a conta do Twitter mais marcada durante o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. As conversas do Dia renderam mais de 7 bilhões de impressões no Twitter.

Declaração Conjunta sobre a Segurança dos Jornalistas por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 2022 pelos Presidentes da Assembleia Geral da ONU, da Conferência Geral da UNESCO e do Conselho de Direitos Humanos da ONU, foi disponibilizada em inglês, francês, espanhol, árabe, russo e chinês.

Foram redigidas Declarações Conjuntas:

1-   por Mandatos Especiais sobre liberdade de expressão e justiça de gênero, para chamar a atenção para as barreiras estruturais que impedem as mulheres de usufruir de igual liberdade de expressão, acesso à tecnologia digital e participação na mídia;

2-   com Presidentes e Chefes de Justiça dos Tribunais Regionais de Direitos Humanos sobre liberdade de expressão e segurança de jornalistas sobre os marcos legais que sustentam o direito à liberdade de expressão e segurança dos jornalistas.

Também aconteceu o lançamento do Grupo de Amigos da Organização dos Estados Americanos sobre Liberdade de Expressão e Jornalismo; e mais iniciativas, publicações e ferramentas práticas para quebrar o cerco digital ao jornalismo independente, profissional, pluralista e sustentável.

O consórcio Forbidden Stories lançou, neste Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (03), uma iniciativa para dar continuidade ao trabalho de jornalistas mortos, ameaçados ou presos. A organização divulgou oficialmente a SafeBox, ferramenta que permite a repórteres proteger suas apurações sensíveis de forma digital e segura. A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) é parceira na difusão do projeto no Brasil.

A ideia é manter, de forma gratuita, os dados coletados por repórteres investigativos numa rede internacional. Se o profissional ameaçado for sequestrado, preso ou até assassinado, a rede de jornalistas da Forbidden Stories continuará a reportagem, e a publicará em diversos países. “Proteger, continuar e publicar. A SafeBox complementa a missão do Forbidden Stories de agir antes que as ameaças de jornalistas resultem em crimes”, destaca a organização. 

O consórcio afirma que a SafeBox tem um objetivo real: dissuadir inimigos da imprensa em seus ataques contra os jornalistas. “O que eles esperam silenciar poderá ser exposto mundialmente. Matar o mensageiro não matará a mensagem”, sublinha o consórcio.

A capacitação também foi organizada à margem da Conferência, incluindo um Workshop com Comissários de Privacidade sobre Direito à Privacidade, Liberdade de Expressão e Proteção de Dados; um treinamento para funcionários da ONU da Região, bem como a Clínica de Segurança Digital Drop-in da Access Now.

Um novo relatório sobre as relações entre denunciantes e jornalistas e um resumo de política sobre viabilidade da mídia, parte da Série Tendências Mundiais em Liberdade de Expressão e Desenvolvimento de Mídia da UNESCO.

No evento aconteceu o lançamento de dois capítulos do próximo estudo global da UNESCO "The Chilling" sobre como organizações de notícias e empresas de internet devem abordar a violência on-line contra mulheres jornalistas; e o lançamento regional do Relatório Global de Tendências Mundiais em Liberdade de Expressão e Desenvolvimento de Mídia 2021/2022 e do Relatório Global Re|Shaping Policies for Creativity.

Foram realizadas as primeiras consultas sobre o 10º Aniversário do Plano de Ação da ONU sobre a Segurança dos Jornalistas e a Questão da Impunidade, que informará a futura implementação do Plano.

Foi lançada, ainda, a chamada de propostas de 2022 do Global Media Defense Fund.

O Fundo Internacional para Mídia de Interesse Público lançou uma rodada inaugural de financiamento por meio de uma chamada aberta para inscrições. O Jornal Em Destaque apresentou um projeto, que está sendo avaliado. Caso seja escolhido, será amplamente divulgado.

Impossível descrever a importância deste evento para o jornalismo. Assim como impossível é dizer da importância de um jornal local, do interior do estado do Rio de Janeiro, fazer parte disto tudo. Participar da Conferência Global do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, ter acesso a ferramentas e dispositivos de apoio ao jornalista e jornalismo, nos deu um upgrade sem precedentes. Ganha o leitor e leitora do Jornal Em Destaque”, disse o jornalista fundador do ED, Helio de Carvalho.

__________________________________________

Com premiações em nível nacional e internacional, o EM DESTAQUE reforça o seu compromisso com o bom jornalismo, produzindo diariamente conteúdo de qualidade, com responsabilidade e que você pode confiar.

Siga o site e as redes sociais do jornal que virou fonte de notícias do Google News e que há dois anos disponibiliza conteúdo nos principais tocadores de podcasts: ED, o jornal local sem fronteiras para a notícia!

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:


















© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.