|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





CPI dos Trens: Deputados vistoriam ramal de Santa Cruz e constatam precariedade do serviço | Riobrasil Noticias

CPI dos Trens: Deputados vistoriam ramal de Santa Cruz e constatam precariedade do serviço

CPI dos Trens: Deputados vistoriam ramal de Santa Cruz e constatam precariedade do serviço

25/04/2022 22:00:00 | Rio de Janeiro | Fonte: Jornal em Destaque

Deputados que integram a CPI dos Trens, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizaram inspeção no serviço da concessionária SuperVia, nesta segunda-feira (25). Os parlamentares embarcaram na Central do Brasil e, após parada na estação Deodoro, seguiram até a estação Santa Cruz, parada final do ramal da Zona Oeste da Capital. Ao longo do caminho, encontraram lixo nas margens da linha férrea; buracos nas paredes; dormentes em mau estado; falta de acessibilidade e de banheiros nas estações; vagões com desembarque distante e com altura em desconformidade com a plataforma.

 

Presidente da CPI, a deputada Lucinha (PSD) lamentou a precariedade do serviço oferecido à população.

O governo tem que fiscalizar junto à Agetransp. É um descaso. Os usuários do ramal Santa Cruz ainda imploram a volta da linha expressa, que parava em 18 estações, em vez das 34 do parador. A passagem é cara, a SuperVia tem que assumir a responsabilidade dela. É uma falta de zelo. As pessoas atravessam a linha por buracos, as canaletas não são limpas há muito tempo”, resumiu.

 

O deputado Luiz Paulo (PSD), que é engenheiro civil com especialização em transporte, constatou que a manutenção feita pela concessionária é corretiva e não preventiva. Ele ressaltou a importância da linha que atravessa 12 municípios da Região Metropolitana, que deveria estar integrada a outros modais complementares. O parlamentar destacou que, sem oferta de transporte público de qualidade, não há desenvolvimento econômico.

Só fazem o mínimo para o sistema não colapsar. A linha é um depósito de lixo, a estação Senador Camará (Zona Oeste da capital) está sob controle dos narcotraficantes. O Governo do Estado precisa ter uma posição forte diante da concessionária. Para o serviço ficar razoável precisa melhorar muito. Apesar de ser um serviço estruturante, o trem vai se desestruturando, perdendo passageiros”, afirmou.


A deputada Enfermeira Rejane (PCdoB) se mostrou impressionada com a situação de abandono:

Quero dizer que ficamos estarrecidos, muito impressionados com as condições dos trilhos e das estações. A composição balança tanto que pode causar problemas de coluna. É muito grave, é muito abandono. A empresa não demonstra respeito com o povo”.

Também participaram da inspeção os deputados Giovani Ratinho (SDD), Martha Rocha (PDT) e Waldeck Carneiro (PSB).

 

Foto: Rafael Wallace | Texto: Comunicação Social da Alerj

____________________________________

Com premiações em nível nacional e internacional, o EM DESTAQUE reforça o seu compromisso com o bom jornalismo, produzindo diariamente conteúdo de qualidade, com responsabilidade e que você pode confiar.

Siga o site e as redes sociais do jornal que virou fonte de notícias do Google News e que há dois anos disponibiliza conteúdo nos principais tocadores de podcasts: ED, o jornal local sem fronteiras para a notícia!

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Rio de Janeiro

Ver outros eventos fotografados em Rio de Janeiro - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.