|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





PIRAÍ: Conselho e Secretaria de Saúde promoveram curso de capacitação para 80 conselheiros municipais | Riobrasil Noticias

PIRAÍ: Conselho e Secretaria de Saúde promoveram curso de capacitação para 80 conselheiros municipais

PIRAÍ: Conselho e Secretaria de Saúde promoveram curso de capacitação para 80 conselheiros municipais

28/09/2018 12:54:00 | Piraí | Fonte: Jornal em Destaque


 

O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Piraí, realizaram nesta segunda e terça-feira (24 e 25), no auditório da entidade Oásis no Caminho, a capacitação de conselheiros de saúde e conselheiros gestores das unidades de saúde, reunindo cerca de 80 pessoas.

A abertura do evento aconteceu às 9h e contou com a presença do prefeito Dr. Luiz Antônio, da secretária de Saúde do Município, Maria da Conceição de Souza Rocha, da coordenadora do Fórum de Conselheiros Municipais de Saúde da Região do Médio Paraíba e conselheira Estadual de Saúde, Luiza Aparecida da Silva Quintino.

Após a solenidade foi iniciado o treinamento com a palestra tema Controle Social e Gestão do SUS, ministrada pelo assessor jurídico do COSEMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde), Maurício Lúcio da Silva.

O prefeito de Piraí reafirmou o importante papel dos conselheiros municipais e gestores, na fiscalização dos serviços do setor e a definição dos rumos para o desenvolvimento de um atendimento de qualidade e de acordo com os anseios da população.

“O município não pertence ao prefeito ou a qualquer outro político para que ele faça o que bem entende, mas, sim, à população. É ela quem deve decidir a forma como é investido o dinheiro público, e o Conselho Municipal de Saúde de Piraí é um exemplo nessa questão, auxiliando a administração pública na tomada de decisões de encontro às necessidades dos nossos cidadãos”, destacou o Dr. Luiz Antônio.

“Pretendemos com esse treinamento atualizar nossos conselheiros sobre as questões de saúde, uma vez que o Sistema Único de Saúde deve ser construído dia a dia, de acordo com as necessidades da população”, explicou a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ana Cláudia Costa Lima.

Constância Maria Fernandes, 68 anos de idade, aposentada, conselheira gestora da Unidade de Saúde da Família do bairro Casa Amarela, disse que espera aprender um pouco mais sobre os direitos e deveres do cidadão com relação ao SUS.

“O que queremos é continuar trabalhando para melhorar os serviços de saúde no nosso bairro, garantindo que a população tenha acesso ao melhor que o município pode oferecer nessa área”, completou Constância Fernandes.

Na terça-feira, o evento contou com a presença da representante da UNICEF, Dalila Franco, que falou sobre o projeto Busca Ativa Escolar. Foram apresentados e debatidos com a presidente do CMS-Piraí, Cláudia Lima, os avanços e desafios da participação do Conselho Municipal de Saúde na gestão do SUS no Município e foram realizadas diversas oficinas com os conselheiros.

A capacitação encerrou na quinta-feira (27), às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Piraí, com a participação dos conselheiros na Audiência Pública que apresentou a prestação de contas do último quadrimestre da Secretaria Municipal de Saúde de Piraí.

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:


















© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.