|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Prefeitura de Vassouras entra em fase final do Sistema de Regulação nas Unidades de Saúde | Riobrasil Noticias

Prefeitura de Vassouras entra em fase final do Sistema de Regulação nas Unidades de Saúde

Prefeitura de Vassouras entra em fase final do Sistema de Regulação nas Unidades de Saúde

28/02/2019 12:10:00 | Vassouras | Fonte: Jornal em Destaque



A espera para marcação de exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sempre esteve entre as principais queixas dos usuários do sistema em todo país. A falta de transparência nos critérios de classificação e a demora na marcação trazem problemas para as equipes que trabalham na área da Saúde e, principalmente, para a população que aguarda, muitas vezes, já doente, a realização de um exame ou atendimento em outro serviço de saúde.

Em Vassouras, a Prefeitura, através da secretaria de Saúde, vem trabalhando desde 2017 na implantação do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), um sistema web de gerenciamento que permite a solicitação e agendamento de consultas em especialidades, exames e procedimentos. O uso da tecnologia tem como objetivo ampliar e agilizar o acesso do cidadão aos serviços de saúde.

A secretaria municipal destaca que, além de agilizar e ampliar o acesso dos moradores aos serviços de saúde, é necessário dar transparência ao processo. Para isto, a Prefeitura de Vassouras está desenvolvendo um aplicativo, onde todos os moradores de Vassouras, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), poderão acompanhar o processo de marcação de exames, agendamentos de consultas em especialidades, entre outros serviços de saúde, acessando o aplicativo ou o site oficial da Prefeitura.

Como funcionavam os agendamentos de exames e consultas antes da implantação do SISREG?

Em função do processo de regulação ser inexistente em Vassouras, as solicitações para pedidos de exames, por exemplo, eram encaminhadas à central de agendamento (na secretaria municipal) pelos enfermeiros das unidades de saúde. Essas solicitações eram separadas por especialidades e depositadas em pastas em ordem cronológica, inviabilizando a prática de uma classificação justa.  Posteriormente, essas solicitações eram agendadas por agentes administrativos, sem critério clínico, e os pedidos eram devolvidos às unidades de saúde que entregavam os agendamentos aos pacientes.

O processo regulatório utilizado era parcialmente informatizado, fazendo uso de planilhas e agendamentos manuais, que dificultava a geração de relatórios e a transparência do agendamento.  As filas eram desordenadas, sendo que, em algumas especialidades, o tempo de espera chegava a ser superior a 180 dias.

Como está funcionando os agendamentos a partir do SISREG?

Em 2017 a atual gestão deu início à implementação do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), uma ferramenta on-line que permite a solicitação e agendamento de consultas em especialidades, exames e procedimentos na própria Unidade de Saúde. Através do sistema é possível ordenar as filas de acordo com a classificação de risco e ordem cronológica, promovendo um atendimento adequado à cada solicitação e também a transparência no processo de regulação do acesso.

A transição para o sistema on-line está sendo possível após um intenso trabalho de capacitação realizado com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Através do SISREG, as Unidades de Saúde realizam o agendamento de forma eletrônica, direto no sistema, e o morador consegue sair da sua consulta médica com seu exame e/ou consulta com especialista agendada. Nos casos em que não é possível o agendamento no ato da solicitação, a demanda será cadastrada como prioridade técnica e o morador será notificado da data, posteriormente.  As ofertas dos serviços de saúde e as demandas das unidades são monitoradas semanalmente. Esta ação permite identificar e remanejar as vagas de acordo com as necessidades de cada Unidade.

A necessidade da mudança para diminuir filas e agilizar o atendimento

Após a sinalização dos servidores da secretaria de Saúde sobre as deficiências do sistema vigente, a gestão do prefeito Severino Dias deu início aos trabalhos para implementação do sistema totalmente informatizado. Hoje, em todas as Unidades de Saúde de Vassouras, há funcionários treinados para utilização do SISREG.

O principal benefício para a população, após a informatização do sistema, é que após a consulta médica, o morador já na recepção, recebe informações sobre seus agendamentos de consultas em especialidades, exames e procedimentos. Os procedimentos que não são realizados no Município de Vassouras também são ordenados via SISREG, por meio de filas de espera e acompanhamento de demandas.

As solicitações dos procedimentos com maior demanda (cardiologia, neurologia e ortopedia) e com oferta insuficiente (mais pedidos do que vagas disponíveis), são inseridas na fila de regulação e avaliadas por um médico regulador, que utiliza como critério, a classificação de risco e os dados clínicos informados pelo médico solicitante.

A implantação do sistema de regulação na secretaria municipal de Saúde é, sem dúvida, um grande avanço para o nosso Município. Hoje, graças à experiência e ao grande trabalho desenvolvido pelos servidores municipais, que participaram das capacitações e se empenharam ao máximo para fazer essa transição, temos um sistema de marcação de exames mais justo e rápido. É um direito da população e nossa obrigação oferecer esse sistema mais justo e rápido, principalmente na área de Saúde, onde as pessoas e familiares estão fragilizados”, destacou Severino Dias.

O prefeito de Vassouras agradeceu sua equipe e anunciou que a Prefeitura irá disponibilizar uma ferramenta on-line para dar ainda mais transparência aos serviços de saúde ofertados pela secretaria municipal:

Agora que conseguimos informatizar o sistema de marcação de exames e outros serviços da secretaria de saúde, nosso próximo passo é dar transparência aos trabalhos, através de um aplicativo que está sendo produzido pela equipe de desenvolvimento da Prefeitura, onde todos os moradores poderão acompanhar o processo de marcação de exames, agendamentos de consultas em especialidades, entre outros serviços de saúde, acessando o aplicativo ou o site oficial da Prefeitura”.

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Vassouras

Ver outros eventos fotografados em VASSOURAS - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.