|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Quatro dicas para evitar IST durante o carnaval | Riobrasil Noticias

Quatro dicas para evitar IST durante o carnaval

Quatro dicas para evitar IST durante o carnaval

28/02/2019 12:38:00 | Rio de Janeiro | Fonte: Jornal em Destaque



As IST (infecções sexualmente transmissíveis) estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. No Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam que 40 mil novos casos de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatite, são diagnosticados por ano. Estes números aumentam em períodos festivos, como o Carnaval, que facilita a prática de relações sexuais sem proteção.  

 

De acordo com Renato de Oliveira, ginecologista e infertileuta da Criogênesis, as IST’s podem surgir de atividade sexual desprotegida e estado imunológico. “A camisinha reduz significantemente as chances de contaminação. Portanto, é extremamente importante usá-la no sexo vaginal, anal e oral.  No entanto, vale lembrar que algumas doenças, como o vírus do HIV e da hepatite B podem ser transmitidas por outras maneiras, como por objetos cortantes contaminados. Já no caso do HPV, a transmissão pode ocorrer por meio de objetos contaminados”. 

 

Para aproveitar os dias de folia sem preocupação e com a saúde em dia, o especialista recomenda quatro passos. Confira:  

 

Use camisinha - Segundo a Organização Mundial da Saúde, a camisinha é um dos métodos mais efetivos para prevenir as infecções sexualmente transmissíveis. “Apesar de o preservativo masculino ser o mais utilizado, o feminino também é eficaz. Os dois tipos de preservativo estão disponíveis de graça em qualquer serviço de saúde do SUS”, recomenda Renato.  


Mantenha a vacinação em dia - As vacinas garantem a prevenção contra o HPV e a Hepatite B. “O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina quadrivalente, usada na prevenção contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Na rede pública de saúde, ela está disponível para meninos com idades entre 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos. Já a vacina contra a Hepatite B está disponível para todos”. 

 

Não compartilhe objetos íntimos - Escovas de dentes, batom, copos, talheres, lâminas, tesouras ou outros objetos de uso pessoal não devem ser compartilhados, pois algumas doenças são transmitidas pela corrente sanguínea e uma pequena quantidade de sangue já é suficiente para causar a infecção.   


Cuide da higiene - Algumas doenças podem ser transmitidas pela saliva. “Para se prevenir, escove os dentes, no mínimo, três vezes ao dia para afastar as bactérias e se alimente de forma adequada a fim de garantir as vitaminas adequadas para que o corpo resista a possíveis infecções”, finaliza.   

 

Sobre a Criogênesis

A Criogênesis, que nasceu em São Paulo e possui mais de 15 anos de experiência com células-tronco, é membro institucional da AABB (Associação Norte Americana de Bancos de Sangue). A clínica é referência em serviços de coleta e criopreservação de células-tronco, medicina reprodutiva, gel de plaquetas e aférese, incluindo a diferenciada técnica de fotoférese extracorpórea. Sua missão é estimular o desenvolvimento da biotecnologia através de pesquisas, assegurando uma reserva celular para tratamento genético futuro. www.criogenesis.com.br

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Rio de Janeiro

Ver outros eventos fotografados em RIO DE JANEIRO - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.