|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Centenário do Instituto Vital Brazil é marcado pelo pioneirismo e serviços prestados à população | Riobrasil Noticias

Centenário do Instituto Vital Brazil é marcado pelo pioneirismo e serviços prestados à população

Centenário do Instituto Vital Brazil é marcado pelo pioneirismo e serviços prestados à população

04/06/2019 20:33:00 | Rio de Janeiro | Fonte: Jornal em Destaque

O Instituto Vital Brazil, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde, completa este mês 100 anos de serviços prestados à saúde pública e à ciência brasileira. Pioneiro na pesquisa e produção de soros para picadas de animais peçonhentos, o instituto soma números expressivos durante o centenário: produziu mais de 350 milhões de unidades injetáveis, entre soros e vacinas, mais de 2 bilhões de unidades de sólidos (comprimidos e drágeas) e mais de 110 milhões de unidades de líquidos (xaropes e suspensões). Com isso, são mais de 2,4 bilhões de unidades de soros, vacinas e medicamentos que foram distribuídos pelo Brasil por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2001, o Instituto Vital Brazil é o único no país a produzir soro contra picadas da aranha viúva negra, cujo veneno é muito tóxico e que pode levar à morte.

Aproveitamos a data para nos inspirar nessa história de inovação e pioneirismo na saúde e na ciência. Estamos trabalhando para que esse também seja o futuro, não somente do instituto, como também uma diretriz para a forma como pensamos as políticas públicas de saúde no Rio de Janeiro”, disse o secretário de Saúde, Edmar Santos.

Nos planos para os próximos anos, está a recuperação do viés de pioneirismo do instituto. Para isso, parcerias com universidades estão sendo firmadas para alavancar a produção de novos soros e medicamentos.

“Estamos trabalhando em três eixos: reformas e reestruturação para aumento da produção; aproximação com a academia; e desenvolvimento de novas tecnologias, como um soro para picadas de abelhas e um selante de fibrina produzido a partir de veneno de cascavel para cicatrização de feridas, ambos inéditos no mundo, feitos em parceria com a Faculdade Botucatu, da Unesp, e entrando em fase final de testes junto ao Ministério da Saúde”, detalhou o presidente do Instituto Vital Brazil, Roberto Pozzan.

História do IVB

O Instituto Vital Brazil foi fundado em 3 de junho de 1919, através de um contrato firmado entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o cientista Vital Brazil Mineiro de Campanha. A inovação sempre esteve presente na história do Instituto Vital Brazil. Foi por meio de pesquisas realizadas em sua sede, em Niterói, que a vacina BCG, que previne a tuberculose, entrou no Brasil, em 1925.

Atualmente, o IVB é um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Rio de Janeiro

Ver outros eventos fotografados em RIO DE JANEIRO - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.