|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





A saúde bucal dos adultos e pessoas da terceira idade | Riobrasil Noticias

A saúde bucal dos adultos e pessoas da terceira idade

A saúde bucal dos adultos e pessoas da terceira idade

13/09/2019 18:47:00 | Miguel Pereira | Fonte: Jornal em Destaque

No Brasil, mais de 16 milhões de pessoas vivem sem nenhum dente, sendo que 41,5% das pessoas com mais de 60 anos de idade perde todos eles. Os dados são do estudo Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, feito pela Edelman Insights, em 2018. A pesquisa, que ouviu 600 latino-americanos, entre eles 151 brasileiros, constatou que perder os dentes é o segundo fator que mais prejudica a qualidade de vida de pessoas entre 45 e 70 anos.


Sabe-se que com bons hábitos diários – independentemente da idade –, como, por exemplo, escovar pelo menos três vezes ao dia com creme dental com flúor, se usar fio/fita dental pelo menos uma vez ao dia e se for regularmente ao dentista para exames completos e limpeza, você provavelmente terá seus dentes por toda a vida. Entretanto, é preciso saber, também, que à medida em que envelhecemos, mudanças naturais na boca e na saúde em geral podem colocá-lo em risco de problemas dentários. A boa notícia é que quando conhecemos as vulnerabilidades que acompanham o envelhecimento, podemos gerenciar a saúde bucal e prevenir complicações dentárias. 


O ED conversou com a Cirurgiã-dentista, Dra. Thaís Valente (Miguel Pereira), que frequentemente recebe em seu consultório pessoas com complicações nos dentes devido a condições que exigem tratamento com medicamentos que têm efeitos colaterais. Thaís disse ao ED que, ao chegar pela primeira vez no consultório, o paciente precisa responder a algumas perguntas do cirurgião-dentista; esta entrevista se chama anamnese, cuja função é conhecer o histórico médico e odontológico do paciente, fazendo com que se tenha uma base para se obter um tratamento seguro. É fundamental que essa entrevista contenha riqueza de detalhes e que o paciente seja sempre muito sincero com relação aos remédios que toma ou tratamentos que faça, pois caso haja alguma adversidade, esta pode causar intercorrências no tratamento”, afirmou.


Alerta ao uso de anticoncepcionais


Estes cuidados não são exclusivos ao público da terceira idade; um exemplo muito claro é o uso de alguns anticoncepcionais, que ingeridos juntamente com determinado antibiótico pode causar perda do seu efeito, perigando ocorrer uma gravidez indesejada.


Outra coisa que pouca gente sabe, é que a saliva ajuda a neutralizar bactérias e ácidos que podem danificar os dentes, com o tempo. Alguns medicamentos ressecam a boca e, se um tratamento com estes for longo, isto pode afetar a saúde bucal.


Um problema comum às pessoas de idade mais avançada é a recessão gengival. As raízes têm menos esmalte que os dentes e, portanto, se deterioram mais rapidamente.


De acordo com a Dra. Thaís, a cárie na raiz pode atingir rapidamente a porção nervosa do dente e causar uma infecção ou fazer com que o dente se rompa completamente da raiz, nos casos graves.


Os riscos da doença gengival


Segundo a Academia de Odontologia Geral, a doença periodontal severa afeta 25% dos adultos entre as idades de 65 e 74 anos. Se não for tratada a tempo, isto pode levar à gengivite (inflamação das gengivas) e à mais grave periodontite (inflamação do osso ao redor dos dentes). Diabéticos, cujos níveis de açúcar no sangue podem torná-los mais propensos à infecção, também correm maior risco de doença periodontal (gengivas).


Se você teve um ou dois dentes removidos ao longo dos anos, lembre-se: você nunca está velho demais para substituí-los. Dentes perdidos podem fazer com que os dentes ao redor se desloquem e criem áreas ao redor da linha da gengiva onde os alimentos e as bactérias são coletados, criando um local perfeito para a infecção da gengiva começar.


Administre sua saúde bucal


Check-ups regulares com seu dentista podem mantê-lo um passo à frente de possíveis problemas dentários. Essas limpezas profissionais são necessárias para remover a placa bacteriana e o tártaro dos dentes que podem causar doença periodontal. Enquanto estiver em casa, escove ao menos duas vezes por dia com uma escova macia. Se a artrite limitar a sua capacidade de fazer isto, peça ao seu dentista por aparelhos dentários especiais que facilitem a escovação. Limpadores interdentais e suportes de fio dental também estão disponíveis, se você tiver dificuldade em usar fio dental entre cada dente todos os dias.


Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Este conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.




Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Miguel Pereira

Ver outros eventos fotografados em MIGUEL PEREIRA - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.