A Academia de Letras Joaquim Osório Duque Estrada (ALJODE), de Paty do Alferes/RJ, já tem sua sede. Ela fica no coreto situado no centro do município.
Uma concessão denominada Residência Artística, pelo prefeito Juninho Bernardes, a sede foi inaugurada no último dia 26 de outubro e teve a participação da CBMNC – Corporação Banda Musical Nova Califórnia, que tem como regente o professor Robinho; André Furtado acompanhado por João Furtado e Waldir Teixeira e as vozes de Kátia Toledo, Pérola e Marcelo Mourão. E, como não poderia deixar de ser, muita poesia interpretada pelos acadêmicos.
A presença do público local e de outros municípios foi o prestígio que qualquer artista merece.
A Academia vinha reivindicando uma sede para seu funcionamento, como reuniões, exposições e pequenos eventos há algum tempo. Com a chegada do Juninho Bernardes à prefeitura, ficou fácil utilizar o coreto da praça, por ser, o prefeito, um administrador que foca a Cultura em Paty do Alferes como uma tradição do município.
Mas, a Academia não para. No dia 10 deste mês, a ALJODE realizou a quarta edição do Diversidade Cultural, evento que leva um público que lota o Centro Cultural Maestro José Figueira. Nele o público pôde assistir a Teatro, Música, Vídeos, Performances e Poesia, como acontece todos os anos.