|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances




Novembro chega e chama atenção para consciência negra | Riobrasil Noticias

Novembro chega e chama atenção para consciência negra

Novembro chega e chama atenção para consciência negra

13/11/2019 12:23:00 | Miguel Pereira | Fonte: Jornal em Destaque

O mês de novembro é marcado, também, como o mês da Consciência Negra, onde são realizadas ações para lembrar e ressaltar a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social.


A desigualdade no Brasil, além de enorme, tem um forte componente racial. É o que mostram os números da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgados recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2015, os negros e pardos representavam 54% da população brasileira, mas sua participação no grupo dos 10% mais pobres era muito maior: 75%. No grupo do 1% mais rico da população, a porcentagem de negros e pardos é de apenas 17,8%. “Ainda observando a desigualdade de renda que, apesar de arrefecimento nos últimos anos, mantém-se consequente, a população permanece segmentada por cor ou raça”, diz o relatório.


Dia da Consciência Negra é comemorado em todo Brasil no dia 20 de novembro, dia da morte do líder Zumbi dos Palmares. A data busca trazer reflexão sobre a posição dos negros na sociedade e os impactos que sofrem as gerações de afro-brasileiros, que sucederam à época da escravidão, mas, que ainda convivem com preconceito e discriminação, principalmente no ambiente de trabalho.


Aqui no terceiro distrito, temos exemplos de gente, da gente, que vem sentindo na pele, literalmente, o peso dessa desigualdade, porém enfrentando-a com bravura. O morador Rafael Souza (33), Modelo, Instrutor de dança, Bombeiro Civil e Microempreendedor, é um deles. Sua carreira no mundo da Moda começou há 15 anos. O jovem, com traços marcantes, participou também de desfiles e, atualmente, é responsável pela organização de um dos eventos que acontecem no terceiro distrito: a festa ‘’Na Resenha”, que já faz parte do calendário dos moradores.

Continue lendo no Jornal em Destaque




Compartilhe!










Eventos fotografados em Miguel Pereira

Ver outros eventos fotografados em MIGUEL PEREIRA - RJ









© Copyright 2003 / 2023 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - www.riobrasil.com.br - www.rb1.online - www.rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.