|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





ABRIL AZUL: Podemos conviver com um autista e não saber identificar, diz especialista | Riobrasil Noticias

ABRIL AZUL: Podemos conviver com um autista e não saber identificar, diz especialista

ABRIL AZUL: Podemos conviver com um autista e não saber identificar, diz especialista

14/04/2020 12:48:00 | Rio de Janeiro | Fonte: Jornal em Destaque

Abril é o mês do autismo, representado pela cor azul com o intuito de abordar O Dia Mundial do Autismo, que é comemorado no dia 02/03. A data, celebrada há 12 anos, foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Por isto se vir algo decorado com a cor azul já sabe o motivo.


O ED procurou o filósofo, psicanalista e pesquisador Fabiano de Abreu para contar aos nossos leitores/seguidores mais sobre o autismo pois, como membro da Mensa e especialista em estudos da mente humana, já se deparou e estudou diversos casos de autismo e sabe como identificá-los.


O número de autistas é bem maior do que podemos imaginar, inclusive, quem está lendo este artigo pode conhecer algum e não saber. Um autista é uma pessoa com transtornos no desenvolvimento do cérebro, mais conhecido como TEA (Transtornos de Espectro Autista). Levando em consideração que no grau evolutivo ninguém é igual a ninguém então, o autista pode não ser tão diferente assim de uma pessoa que se diga normal já que não há um padrão normal. O grau de autismo varia e pode ser difícil a sua identificação, algumas vezes”, explica o especialista.


Abreu diz, ainda, da importância de se identificar a diferença que há entre os graus de autismo e as suas nuances específicas. O desconhecimento e as más informações podem dificultar na ajuda. Ou seja, sem elementos fiáveis muitas vezes pensamos estar ajudando um autista, quando, na prática, estamos fazendo precisamente o contrário.


Li um artigo, num grande site de notícias, que dizia que a ativista Gretta Thunberg era muito inteligente já que tinha a Síndrome de Asperger e geralmente pessoas com esta síndrome são inteligentes. Isto é uma informação falsa e induziu muitos leitores ao erro. Pessoas com esta síndrome podem ter um tipo de inteligência bastante acentuada, mas focal. E a sua cognição, que está ligada à inteligência, tende a não ser tão desenvolvida. Por outras palavras, ela pode ter um tipo de inteligência desenvolvida, mas não terá a capacidade total, faltará a versatilidade, flexibilidade, abstrações, etc”, afirma.

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Rio de Janeiro

Ver outros eventos fotografados em RIO DE JANEIRO - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.