|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Especialista fala sobre o uso de máscaras durante as atividades físicas | Riobrasil Noticias

Especialista fala sobre o uso de máscaras durante as atividades físicas

Especialista fala sobre o uso de máscaras durante as atividades físicas

11/07/2020 20:58:00 | São Paulo | Fonte: Jornal em Destaque

O mundo mudou com a chegada da pandemia do novo coronavírus e com esta mudança, o modo de praticarmos atividades físicas, também mudou. E hoje, o que mais se discute no meio é o uso de máscaras durante à prática das atividades físicas, principalmente no caso da corrida, que é uma das mais populares que temos.


Em primeiro lugar, precisamos entender que que existe uma lei e uma determinação das organizações de Saúde para que se use a máscara ao sair de casa para um ambiente público, seja para caminhar, para ir ao mercado ou para fazer qualquer atividade física.


A OMS, as leis municipais no Brasil e, também, a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício recomendam o uso da máscara para se fazer atividade física. Então, não há como fugir disto!


Mas, por quê?

O uso da máscara serve para gerar uma barreira física de proteção das vias respiratórias em relação ao meio ambiente. Isto é para que você não inale nada que está no meio e, também, não jogue nada da sua via respiratória, para o meio externo, explica o Dr. Samuel Lopes, médico, especialista e referência em trauma do esporte.


E quanto à eficácia da máscara?

Bem, isto varia muito. Sabemos que ela não é 100% eficaz, mas protege – garante o médico.


Correr, praticar atividades físicas, suar e respirar na máscara, principalmente se você estiver com a máscara de pano ou qualquer outra, ela certamente ficará molhada e perderá sua efetividade. Por isto, o ideal é que você troque a máscara sempre que ela ficar encharcada ao longo da atividade física.


E qual o tipo de máscara se deve utilizar para praticar atividades físicas?

Para esta questão, o Dr. Samuel Lopes sugere que a pessoa escolha sempre uma máscara que lhe seja confortável, principalmente porque a máscara durante atividade física, gera mais calor no rosto.


Segundo o médico, que também pratica corrida, portanto tem convivido com o uso de máscaras fora dos centros cirúrgicos, “as máscaras que ventilam menos, como as máscaras cirúrgicas e as máscaras de TNT, podem dar mais sensação de calor, portanto mais desconforto; por outro lado, as máscaras de pano, se você sua demais, ficam muito molhadas e aderem muito ao rosto, boca e acabam incomodando muito mais. Isto, sem falar que temos que lavá-las, após cada uso”.


E quanto tempo dura uma máscara cirúrgica?

As máscaras cirúrgicas simples são descartáveis, para uso único, assim como as de pano, que devem ser lavadas após o uso para serem reutilizadas. Algumas, como a N95, podem ser usadas mais vezes - teoricamente pode-se usar a máscara por até 30 dias, segundo normas técnicas do próprio fabricante da N95. “Porém esta orientação é para o uso normal de profissionais e não para a prática de corrida e ou atividade física”, diz o Dr. Samuel, que faz uma ressalva: “Se você usar qualquer máscara e por qualquer motivo, ela ficar suada e molhada, ela perde totalmente a efetividade e deve ser substituída”.


De qualquer forma, ainda não temos estudos que apontem de maneira precisa a vida útil do uso de cada máscara.

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:


















© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.