|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Paty do Alferes: o município mais transparente da sua região | Riobrasil Noticias

Paty do Alferes: o município mais transparente da sua região

Paty do Alferes: o município mais transparente da sua região

17/07/2020 14:59:00 | Sul Fluminense | Fonte: Jornal em Destaque

Apesar de, infelizmente, haver no nosso país quem ainda use aquela política jurássica, ultrapassada, ignorando que os tempos são outros e que a democracia exige respeito ao cidadão, também há gestores públicos que se empenham na construção de uma nova forma de se governar. No site jus.com.br foi publicado um artigo intitulado “A importância da lei de acesso à informação para a transparência e accountability democrática”, que fala sobre os benefícios aos cidadãos da Lei da Transparência. No artigo, diz que “A ideia de que os órgãos atuam como guardiães do bem público, está agora, bem arraigada na mente das pessoas. Como tal, essas informações precisam estar acessíveis aos cidadãos e cidadãs na ausência de um interesse público prevalente no sigilo. Neste sentido, a Lei de Acesso à Informação refletiu a premissa fundamental de que o governo tem o dever de servir ao povo”.


Em outras palavras, cada vez mais, o tema “acesso à informação pública” se torna central no desenvolvimento da boa governança. Portanto, o amparo do acesso a informações públicas através de uma legislação específica tem um relevante papel democrático, pois traz à tona maiores possibilidades de tornar o governo mais eficiente, de promover uma maior amplitude de direitos humanos e de batalhar contra a corrupção e tantas outras irregularidades infelizmente ainda muito presentes no cotidiano do país, tais como abuso de poder, peculato, desvio de verbas públicas e prevaricação.


O governo transparente é aquele que facilita a abertura da Administração Pública por meio de técnicas e procedimentos claros e de fácil acesso, trazendo a informação pública para os cidadãos, estimulando a consciência ética no serviço público. E é isto que Paty do Alferes demonstrou em pesquisa divulgada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a avaliação, o município é o mais transparente da sua região, ocupando a 26ª posição. Miguel Pereira aparece na 55ª e Vassouras na 80ª.

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:


















© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.