|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Novembro Azul e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata | Riobrasil Noticias

Novembro Azul e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Novembro Azul e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

09/11/2020 23:22:00 | São Paulo | Fonte: Jornal em Destaque

Por Dr. Marco Lipay

O câncer de próstata é a neoplasia sólida mais comum e a segunda maior causa de óbito (oncológico) no sexo masculino. É o câncer mais incidente nos homens (excetuando-se o câncer de pele não melanoma) em todas as regiões do Brasil. Atualmente, é feito um diagnóstico de câncer de próstata a cada sete minutos e registra-se um óbito pela doença a cada 40 minutos. Trabalhos científicos mostram que 25% dos portadores de câncer de próstata morrem devido a doença e 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados.

Quando os sintomas começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase adiantada. Não é possível evitar a doença, mas é possível diagnosticá-la precocemente e, deste modo, as chances de cura são superiores a 90%. Os números apresentados justificam a necessidade de um acompanhamento com o Urologista a partir da quarta década de vida.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que haverá mais de 65.840 novos casos no Brasil, enquanto nos Estados Unidos, segundo a Sociedade Americana do Câncer, a estimativa é de 191.930 novos casos e 33.330 óbitos este ano.

É considerado um câncer da terceira idade, isto é, em três quartos dos casos no mundo, manifesta-se a partir dos 65 anos. O aumento da incidência no Brasil pode ser justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação e, também, pelo aumento na expectativa de vida.

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:


















© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.