|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Hérnias abdominais: mais comuns do que se imagina, levam a complicações sérias e até ao óbito, se não tratadas | Riobrasil Noticias

Hérnias abdominais: mais comuns do que se imagina, levam a complicações sérias e até ao óbito, se não tratadas

Hérnias abdominais: mais comuns do que se imagina, levam a complicações sérias e até ao óbito, se não tratadas

05/01/2021 18:40:00 | Região Centro Oeste | Fonte: Jornal em Destaque

É comum encontrarmos pessoas que já foram acometidas ou já ouviram falar da famosa hérnia de disco que ocorre entre os discos intervertebrais da coluna vertebral, mas a maioria desconhece as hérnias abdominais, que é também uma patologia de grande ocorrência no Brasil. Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal, o problema afeta de 20% a 25% da população adulta brasileira. "Uma hérnia abdominal ou hérnia da parede abdominal consiste numa lesão causada por uma abertura ou região de fragilidade na parede abdominal, através da qual ocorre uma protrusão do conteúdo abdominal", explica o cirurgião gastro-robótico Adilon Cardoso Filho (CRM GO 9616).

Como o próprio nome já demonstra, as hérnias abdominais ocorrem na região do abdômen e próximo à virilha e se dividem em três principais grupos: umbilicais, inguinais e femorais. A hérnia inguinal, que ocorre na região da virilha, está entre as doenças que mais afastaram os brasileiros dos postos de trabalho em 2017. Segundo dados da Secretaria da Previdência do Ministério da Fazenda, foram 42.154 solicitações de auxílios-doença previdenciários em virtude de tal patologia. Estima-se que são feitas 350 mil cirurgias de hérnia inguinal por ano no Brasil.

Segundo o cirurgião Adilon Cardoso Filho, as hérnias abdominais podem ser congênitas ou adquiridas. "Geralmente, as mais comuns são as hérnias congênitas, aquelas que as pessoas já nascem com ela. São as inguinais (uni ou bilateral) e as umbilicais, que ocorrem com frequência em recém-nascidos".

Já as adquiridas, conforme explica o médico, podem ocorrer por esforço muscular excessivo, onde você tem um afastamento das paredes musculares que gera um conteúdo herniário no organismo que saí por um orifício ou defeito na parede abdominal. "Temos também as hérnias incisionais ou pós-operatórias, que são aquelas que ocorrem quando a pessoa faz uma cirurgia e, por um motivo genético, nutricional, por esforço indevido ou alguma infecção, a sutura que é feita provoca uma abertura e com isto não há uma cicatrização adequada, gerando assim uma hérnia", esclarece o médico.

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:


















© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.