|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Quem vai pagar a conta dos erros da pandemia? | Riobrasil Noticias

Quem vai pagar a conta dos erros da pandemia?

Quem vai pagar a conta dos erros da pandemia?

21/01/2021 11:59:00 | São Paulo | Fonte: Jornal em Destaque

Atravessamos há mais de um ano um dos piores momentos da história da humanidade. Um vírus parou o mundo e a recente catástrofe em Manaus recoloca em pauta a discussão sobre quem vai responder pela sequência de erros e omissões na gestão da pandemia em nosso país.


Minimizar o risco, divulgar notícias falsas, sabotar medidas de prevenção, como distanciamento e uso de máscara, indicação de tratamento precoce, uso de medicamentos sem eficácia demonstrada, desestimular a vacinação, falta de oxigênio nos hospitais, como podemos enquadrar estas condutas de agentes públicos no nosso ordenamento jurídico?


O advogado Cassio Faeddo, professor e mestre em direitos fundamentais Mestre em Direitos Fundamentais pelo UNIFIEO e MBA em Relações Internacionais/FGV-SP, afirma que já existem duas formas de enquadramento dessas condutas: uma por crime comum e outra por crime de responsabilidade.


Nos crimes comuns o Código Penal estabelece que algumas condutas dizem respeito a expor a risco a vida de outras pessoas ou em tempos de pandemia não tomar as medidas necessárias voltadas a prevenção dessa situação. O artigo 132 traz a seguinte redação, expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e eminente , diz o advogado, e continua: no artigo 268 o código destaca como crime infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:


















© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.