|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Forte calor no Rio de Janeiro vai até o fim da semana | Riobrasil Noticias

Forte calor no Rio de Janeiro vai até o fim da semana

Forte calor no Rio de Janeiro vai até o fim da semana

27/01/2021 13:36:00 | Rio de Janeiro | Fonte: Jornal em Destaque

Cariocas estão sentindo o ar cada vez mais quente nos últimos dias e perguntam quando volta a chover no Rio De Janeiro. A resposta não é das mais refrescantes: a chuva demora e o calor só vai aumentar até o fim da semana. A cidade do Rio deve ter sucessivos recordes de calor nos próximos dias, com temperaturas de até 40°C.

 

A previsão da Climatempo é de que a temperatura máxima na cidade do Rio de Janeiro fique entre 38°C e 40°C entre esta quarta-feira, 27, e o domingo, 31 de janeiro. Além da possibilidade de bater o recorde de calor para 2021 várias vezes, o Rio será a capital mais quente do país por alguns dias. Aliás, o estado do Rio de Janeiro deve ficar entre os locais mais calorentos do país até o começo de fevereiro.

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura na cidade do Rio de Janeiro este ano foi de 37,3°C no dia 18 de janeiro, na região da estação da Vila Militar, na zona oeste carioca.

 

A madrugada do dia 25 de janeiro foi a mais fresca do ano, até o momento, com temperatura mínima de 20,0°C na Marambaia.

 

Por que tanto calor?

A razão para tanto calor está na combinação de alguns fatores. Um sistema de alta pressão atmosférica terá forte influência sobre o estado do Rio de Janeiro na última semana de janeiro de 2021. Além de manter as frentes frias afastadas do litoral fluminense por alguns dias, a alta pressão atmosférica vai secar o ar. A redução da umidade disponível no ar vai dificultar a formação de nuvens, inclusive das grandes nuvens que poderiam provocar as pancadas de chuva de fim da tarde, tão comuns em dias muito quentes.

 

Sem chuva

O sistema de alta pressão atmosférica causa uma situação de bloqueio na atmosfera impedindo que o ar frio, das frentes frias, chegue ao Sudeste do Brasil pelo menos até o fim de janeiro. A previsão da Climatempo é de que não chova na cidade do Rio de Janeiro pelo menos até o domingo, 31 de janeiro.

 

Então, as condições para esquentar o ar além do normal já estão sendo combinadas: ar mais seco, menos nebulosidade, mais horas com sol forte e falta de chuva.

 

Além disto, é preciso lembrar que estamos ainda no período de grande insolação do ano, quando o Hemisfério Sul recebe a maior dose de sol.

 

Quando volta a chover?

Praticamente todas as regiões do estado do Rio de Janeiro vão ficar sem chuva até o fim de janeiro e até nos primeiros dias de fevereiro. Até o dia 2 de fevereiro, as poucas pancadas d chuva que ocorrerem devem ficar concentradas no extremo sul do estado, região entre Resende, Volta Redonda, Angra dos Reis e Paraty. Mesmo assim, estas regiões também terão dias de muito sol e calor acima do normal até o começo de fevereiro.

 

A possibilidade de voltar a chover começa a aumentar depois de 3 de fevereiro, quando se espera um enfraquecimento da atuação do sistema de alta pressão atmosférica sobre o Sudeste do Brasil.

 

Assim como o estado do Rio de Janeiro, o Espírito Santo e praticamente todas as regiões de Minas Gerais, terão sol forte, muito calor e falta de chuva até o começo de fevereiro de 2021.

 

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Rio de Janeiro

Ver outros eventos fotografados em Rio de Janeiro - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.