|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances




Horácio Hora | Riobrasil Noticias

Horácio Hora

Horácio Hora

15/02/2021 18:38:00 | Miguel Pereira | Fonte: Jornal em Destaque

Olá amigos e leitores do jornal em Destaque... saudações monarquistas!

Os senhores sabiam que nos tempos do Império, não era apenas na região sudeste que surgiam escritores, engenheiros, músicos e artistas? Hoje, eu trago para vocês a historia de Horácio Pinto da Hora, um dos maiores representantes da pintura romântica do Brasil.


Horácio Hora era filho de Antônio Esteves de Sousa e Maria Augusta da Hora, família tradicional da província do Sergipe, era meio-irmão do conceituado médico e farmacêutico, Dr. Francisco Hora de Magalhães, e primo do ilustre médico sergipano, Dr. Antônio Militão de Bragança.


Iniciou os seus trabalhos artísticos ainda na infância, passando boa parte dela e a adolescência na cidade de Laranjeiras, importante cidade da província na época.


Em 1875 recebe do Império uma bolsa de estudos na Europa, vindo a estudar na Escola de Belas Artes de Paris e na Escola Municipal de Desenho de Paris, onde foi aluno do ilustre escultor Justin Marie Lequien. Lá Horácio obtém o 1º prêmio no concurso geral de todas as escolas de Paris e o título de aluno modelo, além ter mantido contato com o também pintor Alexandre Cabanel e o escultor François Michaud, entre muitas outras personalidades. Foi nessa época que ele conheceu, em Paris, a baronesa do Catumbi, D. Júlia Alves Pereira da Cunha, a quem retratou. Nessa época, ele também conviveu com Almeida JuniorManuel Lopes Rodrigues, entre outros.


Continue lendo no Jornal em Destaque




Compartilhe!










Eventos fotografados em Miguel Pereira

Ver outros eventos fotografados em MIGUEL PEREIRA - RJ









© Copyright 2003 / 2023 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - www.riobrasil.com.br - www.rb1.online - www.rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.