|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Horácio Hora | Riobrasil Noticias

Horácio Hora

Horácio Hora

15/02/2021 18:38:00 | Miguel Pereira | Fonte: Jornal em Destaque

Olá amigos e leitores do jornal em Destaque... saudações monarquistas!

Os senhores sabiam que nos tempos do Império, não era apenas na região sudeste que surgiam escritores, engenheiros, músicos e artistas? Hoje, eu trago para vocês a historia de Horácio Pinto da Hora, um dos maiores representantes da pintura romântica do Brasil.


Horácio Hora era filho de Antônio Esteves de Sousa e Maria Augusta da Hora, família tradicional da província do Sergipe, era meio-irmão do conceituado médico e farmacêutico, Dr. Francisco Hora de Magalhães, e primo do ilustre médico sergipano, Dr. Antônio Militão de Bragança.


Iniciou os seus trabalhos artísticos ainda na infância, passando boa parte dela e a adolescência na cidade de Laranjeiras, importante cidade da província na época.


Em 1875 recebe do Império uma bolsa de estudos na Europa, vindo a estudar na Escola de Belas Artes de Paris e na Escola Municipal de Desenho de Paris, onde foi aluno do ilustre escultor Justin Marie Lequien. Lá Horácio obtém o 1º prêmio no concurso geral de todas as escolas de Paris e o título de aluno modelo, além ter mantido contato com o também pintor Alexandre Cabanel e o escultor François Michaud, entre muitas outras personalidades. Foi nessa época que ele conheceu, em Paris, a baronesa do Catumbi, D. Júlia Alves Pereira da Cunha, a quem retratou. Nessa época, ele também conviveu com Almeida JuniorManuel Lopes Rodrigues, entre outros.


Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Miguel Pereira

Ver outros eventos fotografados em MIGUEL PEREIRA - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.