|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Adeus, Witzel. Primeiro governador do RJ a sofrer impeachment | Riobrasil Noticias

Adeus, Witzel. Primeiro governador do RJ a sofrer impeachment

Adeus, Witzel. Primeiro governador do RJ a sofrer impeachment

30/04/2021 17:06:00 | Rio de Janeiro | Fonte: Jornal em Destaque

O TEM (Tribunal Especial Misto) formou maioria, nesta sexta-feira (30), para aprovar o impeachment do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). Com o voto de Alexandre Freitas (Novo), o tribunal alcançou os sete votos necessários (dois terços) para a condenação e agora Witzel está definitivamente fora da gestão estadual. As informações são da Notícias R7.


O julgamento começou por volta das 9:30h, no Tribunal Pleno do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). A leitura do relatório de 324 páginas entregue e protocolado pelo relator do processo, deputado Waldeck Carneiro (PT), foi suspensa de comum acordo entre a defesa e a acusação. Com isto, o processo seguiu com a acusação, representada pelo deputado Luiz Paulo (Cidadania). Em sua fala, que durou pouco menos de 30 minutos, o parlamentar pediu a inelegibilidade de Witzel por cinco anos com base no crime de responsabilidade e afirmou que Witzel negligenciou os princípios básicos durante a condução da pandemia.

No núcleo do poder executivo foi criada uma estrutura hierárquica a partir do governador", disse Luiz Paulo.


Em seguida, os advogados de Witzel apresentaram os pontos da defesa também por 30 minutos.


Bruno Albernaz iniciou a defesa mencionando a corrupção de gestões passadas como responsáveis pelas dificuldades na condução da pandemia. Em seguida, a defesa do governador afastado defendeu o acesso da delação premiada de Edmar Santos, ex-secretário da Saúde.


A defesa também afirmou que solicitou perícias que foram indeferidas e poderiam comprovar que não houve dano. Os advogados encerraram pontuando que não existem provas que comprovem o crime de responsabilidade do governador afastado e disse que os pagamentos com a Unir são legais.


Antes do início da votação do processo, os integrantes do TEM rejeitaram, por unanimidade, as preliminares apresentadas pela defesa, que pedia, entre outras coisas, a perícia de contratos com OSs e o acesso ao depoimento de Edmar Santos.


Witzel se tornou o primeiro governador do RJ a sofrer impeachment e ficará os próximos cinco anos sem poder concorrer a cargo público. Claudio Castro deixa de ser governador “em exercício” e assume definitivamente o cargo de governador do estado do Rio de Janeiro.

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Rio de Janeiro

Ver outros eventos fotografados em Rio de Janeiro - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.