|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Mensagem do Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, Filippo Grandi, no Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia | Riobrasil Noticias

Mensagem do Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, Filippo Grandi, no Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia

Mensagem do Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, Filippo Grandi, no Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia

17/05/2021 13:19:00 | Europa | Fonte: Jornal em Destaque

Genebra, 17 de maio de 2021Hoje, no Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia, estou pensando nas pessoas refugiadas LGBTIQ+ que conheci, para as quais o abuso e a indignidade se tornaram uma realidade diária. Infelizmente, a dor geralmente começa em suas próprias casas e com suas próprias famílias, destruindo a rede de apoio que tantos refugiados me disseram que precisam.


Estou pedindo aos países que mantenham suas fronteiras abertas para as pessoas LGBTIQ+ que precisam buscar proteção internacional.


Em El Salvador, me encontrei com a ativista Bianka Rodriguez. Detida sob a mira de uma arma, abusada pela própria mãe e expulsa da escola por ser trans, Bianka agora trabalha para garantir leis justas e construir redes de apoio para pessoas LGBTIQ+ em El Salvador, incluindo aquelas forçadas a deixar suas casas e comunidades por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Hoje, tenho o orgulho de anunciar que o ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, escolheu Bianka como a primeira apoiadora trans de alto perfil, para que ela possa se juntar a nós em nosso trabalho de proteção e defesa das pessoas LGBTIQ+ deslocadas em todo o mundo.


Relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo são criminalizadas em mais de 70 países, sendo que seis deles as classificam como puníveis com morte. Em outros países, as pessoas LGBTIQ+ enfrentam discriminações que as impedem de ir à escola, conseguir empregos ou ter seus próprios negócios.


Pessoas LGBTIQ+ frequentemente enfrentam estigma semelhante quando chegam aos países vizinhos. Elas correm alto risco de abuso sexual e violência e, muitas vezes, recebem pouca ou nenhuma proteção policial. Frequentemente, são negados serviços básicos como assistência médica e assistência jurídica.


O ACNUR está empenhado em proteger os direitos de pessoas LGBTIQ+ que foram deslocadas de forma forçada. Para fazer isso, continuamos a trabalhar com parceiros LGBTIQ+ da sociedade civil, dos setores público e privado e da academia para garantir que essas pessoas sejam ouvidas e incluídas nas decisões que as impactam e às suas comunidades. Contamos com pessoas como Bianka para nos guiar sobre os possíveis caminhos.


Vivemos em um mundo que carece cada vez mais de soluções para refugiados. O reassentamento em outros países - muitas vezes a única opção mais segura para pessoas refugiadas LGBTIQ+ - é um ponto ainda sensível. Enquanto houver perseguição com base na orientação sexual e identidade de gênero, apelo aos países para que deem um passo a favor das pessoas LGBTIQ+, que geralmente correm mais riscos e precisam urgentemente de segurança.


Toda pessoa LGBTIQ+ deve poder viver em paz e ter segurança em seu próprio país. O ACNUR continuará a defender isso. Até lá, precisamos que as nações recebam aqueles que buscam a condição de refugiado e o ACNUR garantirá que os refugiados LGBTIQ+ recebam o apoio de que precisam onde quer que estejam.


Na foto manchete de ACNUR / Daniel Dreifuss, a ativista LGBTIQ+ Bianka Rodriguez marcha com a bandeira do arco-íris em um desfile dos direitos de pessoas trans em San Salvador, El Salvador.

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:


















© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.