|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Em seis meses, atendimento a mulheres vítimas de violência supera números de 2020 no Estado do Rio | Riobrasil Noticias

Em seis meses, atendimento a mulheres vítimas de violência supera números de 2020 no Estado do Rio

Em seis meses, atendimento a mulheres vítimas de violência supera números de 2020 no Estado do Rio

06/08/2021 12:40:00 | Rio de Janeiro | Fonte: Jornal em Destaque

Nos seis primeiros meses de 2021, o número de atendimentos a mulheres vítimas de violência na rede de Centros de Atendimento à Mulher mantida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do estado do Rio (SEDSODH) já supera em 17% os atendimentos realizados no ano passado.

Ao todo, entre janeiro e junho deste ano, a rede de atendimento à mulher mantida pelo estado do Rio realizou 5622 atendimentos. Em todo o ano de 2020, foram feitos 4795 atendimentos.

Nos últimos anos, o governo do estado do Rio vem reforçando a rede de atendimento às mulheres. Só este ano três Centros de Atendimento foram inaugurados no estado, em Japeri, Três Rios e Miguel Pereira.

A expansão da rede leva os serviços de assistência social, psicológica e assessoramento jurídico para vítimas também a regiões distantes da capital e antes menos assistidas.

A tendência de alta nos atendimentos é verificada pelo segundo ano seguido. Entre 2019 e 2020, a elevação de registros de atendimento já fora de 45%.

Essa alta é preocupante e reflete um aumento que já verificamos no começo da pandemia de Covid-19, no ano passado. Certamente, o agravamento da situação econômica das famílias e as necessárias medidas de restrição à circulação de pessoas agravaram o quadro de violência, tirando ainda mais liberdade das mulheres, que perderam renda e, muitas vezes, precisaram se manter no mesmo ambiente de seus agressores", afirma a subsecretária de Políticas para Mulheres do Estado, Glória Heloiza.

Centros de Atendimento são porta de entrada para rede de acolhimento às vítimas

Os Centros Integrados/Especializados de Atendimento à Mulher (CIAM/CEAM) são estruturas essenciais do programa de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher e funcionam como porta de entrada especializada para a rede de acolhimento às vítimas.

Atualmente há oito Centros de Atendimento à Mulher espalhados em todas as regiões do estado. As estruturas contam com equipes multidisciplinares capazes de oferecer atendimento psicológico, social e jurídico à mulher com o objetivo de promover a ruptura da situação de violência e viabilizar a construção da cidadania.

Os profissionais são responsáveis por elaborar um diagnóstico preliminar da situação concreta de violência e, quando necessário, encaminhar a vítima à rede de saúde ou delegacia.

O atendimento nos Centros é garantido sem a necessidade de passar primeiro por uma delegacia ou contar com uma medida protetiva contra o agressor.

Pioneiro, CIAM Márcia Lyra realizou mais de 20 mil atendimentos em duas décadas

Pioneiro no atendimento às mulheres vítimas da violência, o primeiro Centro Integrado de Atendimento à Mulher, CIAM Márcia Lyra, completa 20 anos com a marca de 20.704 atendimentos realizados a mulheres vítimas de violência.

Localizado no Centro do Rio, o espaço é uma referência no estado e serviu como modelo para a expansão do programa de atendimento às mulheres da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do estado.

Apenas em 2020, o Márcia Lyra atendeu a 1.289 casos de mulheres vítimas de violência.

Estado promove campanha de conscientização no aniversário da Lei Maria da Penha

A alta nos registros de atendimentos é um alerta para a necessidade de conscientização. Com esse mote, o Governo do Estado promove uma campanha de prevenção da violência contra a mulher na semana do aniversário de 15 anos da Lei Maria da Penha, em parceria com o MetrôRio.

Desde a última quarta-feira e até o próximo sábado, equipes da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, do programa Empoderadas e do Rio Solidário, todos ligados à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), promovem rondas nos vagões femininos para atendimento e orientação às passageiras. A iniciativa também conta com o Ônibus Lilás próximo às estações.

Nesta sexta, o Ônibus Lilás está na Praça Saens Peña. No sábado, estará na General Osório.

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Rio de Janeiro

Ver outros eventos fotografados em RIO DE JANEIRO - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.