|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Em celebração ao Dia da Árvore prefeitura de Paty do Alferes lança projeto Caminho das Águas | Riobrasil Noticias

Em celebração ao Dia da Árvore prefeitura de Paty do Alferes lança projeto Caminho das Águas

Em celebração ao Dia da Árvore prefeitura de Paty do Alferes lança projeto Caminho das Águas

18/09/2021 10:55:00 | Paty do Alferes | Fonte: Jornal em Destaque

Em comemoração ao Dia da Árvore, a Prefeitura de Paty do Alferes (RJ), por meio das secretarias de Educação e de Meio Ambiente, lança o Projeto “Caminho das Águas”, no próximo dia 21. O projeto tem como objetivo proteger, conservar e melhorar a qualidade ambiental dos corpos d’água localizados no entorno das unidades escolares do município.

 

A primeira escola a receber o projeto será a E. M. Dr. Álvaro Soares, em Palmares. Os alunos do 5º ano plantarão mudas de essências florestais nativas às margens do córrego localizado próximo à escola. A ação tem o apoio da AMA-Palmares e do COMDEMA.

 

De acordo com o secretário de meio ambiente, André Dantas, o projeto, idealizado pela professora Rosilene Stumbro e pelo engenheiro ambiental Stéphano, e prontamente abraçado pela equipe de Educação Ambiental, composta pelo diretor Rondinelli Barbosa e pela professora Rosane Curityba, se estende para o próximo ano e se junta a outras iniciativas de preservação do município.

Este é um projeto muito importante, envolve o nosso setor de Educação Ambiental e a secretaria de Educação. Vamos fazer esta ação agora, em alusão ao dia Mundial da Limpeza da Água, 19 de setembro e, ao Dia da Árvore, 21 de setembro, mas o projeto se estenderá também para o ano de 2022, quando alcançaremos todas as escolas municipais. Nosso intuito é chamar a atenção da comunidade escolar para as necessidades de preservação das fontes de água doce, do reflorestamento das matas ciliares e da proteção das nascentes do entorno das escolas públicas de Paty do Alferes. Além disto, estamos dando continuidade ao projeto reflorestamento permanente, que toda semana tem o compromisso de plantar 40 mudas de árvores e já foi realizado em diferentes bairros, e o reflorestamento no município, que já realizou o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica em mais 120.000m²”, conclui.

 

OPINIÃO

A primeira coisa que a chuva faz quando volta a cair é varrer a memória da seca. Esta tem sido a nossa história, pois, no momento em que a água retorna às torneiras a experiência de reservatórios baixos e rodízios no abastecimento é jogada para o passado. Esquecer é também um ato de sobrevivência humana, mas os repetidos episódios de escassez de água no município e no País, cada vez mais frequentes, são um lembrete de que não agir diante de certos fatos pode custar caro à sociedade, seja sob a ótica político-econômica quanto a da nossa própria preservação como espécie.

O governo Juninho Bernardes, em Paty do Alferes, de forma inteligente e consciente, compartilha com a população de forma inédita não só a ameaça hídrica, mas sobretudo a maior oportunidade de resposta à chamada infraestrutura verde - as soluções baseadas na natureza para a produção de água, em complementaridade à infraestrutura que prioriza obras como saída para as crises de abastecimento. 

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Paty do Alferes

Ver outros eventos fotografados em PATY DO ALFERES - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.