|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Duque de Caxias: Primeiro dia sem uso obrigatório de máscara divide população | Riobrasil Noticias

Duque de Caxias: Primeiro dia sem uso obrigatório de máscara divide população

Duque de Caxias: Primeiro dia sem uso obrigatório de máscara divide população

06/10/2021 21:21:00 | Baixada Fluminense | Fonte: Jornal em Destaque

A Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, publicou nesta terça-feira (5) um decreto desobrigando o uso de máscara facial no território do município. No decreto, o prefeito Washington Reis (MDB) determinou o fim da obrigação na cidade considerando o "alto número de pessoas vacinadas contra o novo coronavírus (Covid-19) no município".


O texto determina que, a partir desta terça, fica desobrigado o uso de máscara facial em local aberto ou fechado, em todo o território da cidade. No texto, ele menciona ainda o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a autonomia dos municípios na tomada de decisões para combate à Covid.


A primeira cidade do País a desobrigar o uso da máscara na pandemia, amanheceu com ruas movimentadas nesta quarta-feira (6). No centro da cidade da Baixada Fluminense, pessoas com e sem a proteção andavam lado a lado. O cenário se repetiu em diferentes ruas, postos de combustíveis e comércio.


O morador Cláudio Marcos estava em uma praça observando a circulação e se disse incrédulo. Para ele, a mudança de comportamento beira a ignorância. “Eu tenho que me proteger, proteger você, ele. Eu estou me cuidando, mas cada um tem seu modo de agir. Não posso fazer nada por eles, é ignorância mesmo. Mas vou ficar, de preferência, mais dois anos com a máscara. Está muito cedo para morrer”, argumenta.


A professora Neide Viana concorda. Para ela, todo cuidado segue necessário. “A prevenção ainda é a máscara, o álcool em gel e o distanciamento. Fico triste quando vejo alguém do meu lado sem a máscara, pode até estar assintomático e passar o vírus para outra pessoa”, pondera.

A Defensoria Pública e o Ministério Público já conversam para tentar derrubar a medida do prefeito Washington Reis (MDB).


No fim de março deste ano, quando o governador Cláudio Castro decretou uma pausa emergencial, com objetivo de diminuir a propagação da Covid no estado, o prefeito de Caxias contrariou a medida e permitiu que todo o comércio e as escolas funcionassem normalmente.

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:


















© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.