|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Calma que vai dar tudo errado: O crescimento do movimento anti-coach nas redes | Riobrasil Noticias

Calma que vai dar tudo errado: O crescimento do movimento anti-coach nas redes

Calma que vai dar tudo errado: O crescimento do movimento anti-coach nas redes

28/10/2021 17:32:00 | Região Nordeste | Fonte: Jornal em Destaque

A expressão anti-coach se popularizou nas redes sociais. Os perfis com frases desmotivacionais já somam milhões de seguidores em busca de conselhos bem-humorados como: “Durma enquanto eles trabalham”, “Não sabendo que era impossível, foi lá e soube”. No centro deste sucesso está uma crítica social à ascensão do “coaching” - cuja promessa se baseia em alcançar resultados positivos na carreira, no amor, na saúde, ou em determinada área da vida, a partir da eliminação de crenças sabotadoras.


O ED procurou a psiquiatra Paula Dione, da Holiste Psiquiatria, para falar sobre o assunto e ela nos disse que não é a primeira vez que se observa o “boom” de teorias de autoajuda seguido por um momento de descrédito a este tipo de abordagem. 

Vivemos numa sociedade que cultiva o otimismo pouco embasado, que mistura fé com praticamente todos os assuntos e que pouco exercita reflexões mais complexas. Com isto, o sucesso de abordagens superficiais é garantido. A novidade chega com o alcance atual das frases desmotivacionais, que surgiram em reação à positividade vazia, trazendo de volta a lembrança das diversas ironias da vida”, explica.

 

Otimismo Tóxico e Saúde Mental

De acordo com a profissional, além do humor perspicaz, as frases associadas à “anti-coach” oferecem uma pitada de desdém pela mentalidade hiperotimista.

Enquanto o indivíduo permanece na crença de que a intenção de um mundo melhor será suficiente para transportá-lo para essa realidade, o risco de decepção é grande, pois fica-se ao sabor da sorte (ou do azar). Às vezes é preciso ouvir de alguém que a vaca está a caminho do brejo, justamente para que possamos salvá-la. Acompanhados de um profissional de saúde mental, é mais viável fazer esse resgate”, explica a psiquiatra.

 

Entre as abordagens motivacionais e desmotivacionais, há a necessidade de cuidar da saúde mental. Segundo Paula Dione, o indivíduo precisa buscar o olhar mais realista sobre o que de fato está impactando o comportamento no cotidiano e, neste sentido, a ajuda do profissional de saúde mental é diferente do trabalho de conselheiro.

O terapeuta não é coach, não é conselheiro, não resolve e nem promete resolver os problemas do paciente. O ato terapêutico, que pode ser exercido por um médico, psicólogo ou outro profissional de saúde, é aquele que ajuda o indivíduo a compreender o seu funcionamento em uma perspectiva mais ampla, abrindo espaço para as mudanças necessárias para viver melhor”, finaliza.

 

Para saber mais sobre cuidados e tratamentos de Saúde Mental, acesse: https://holiste.com.br/

 

Sobre a Holiste   

A Holiste é uma clínica de excelência em saúde mental, criada há 20 anos pelo médico psiquiatra, Dr. Luiz Fernando Pedroso, sediada em Salvador, Bahia, com atendimento nacional. Na sede principal, localizada em Salvador, funcionam os serviços ambulatorial e de internamento psiquiátrico. A estrutura da clínica conta, ainda, com o Hospital Dia (destinado à ressocialização do paciente) e com a Residência Terapêutica (moradia assistida para pacientes crônicos), dispondo sempre de estrutura e tecnologia de ponta. 

A instituição conta com mais de 200 profissionais, um corpo clínico composto por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, gastrônoma, dentre outros. Para conhecer mais sobre os serviços da Holiste, acesse o site www.holiste.com.br.

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:


















© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.