|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Veja lista de canais infantis no YouTube livres de publicidade | Riobrasil Noticias

Veja lista de canais infantis no YouTube livres de publicidade

Veja lista de canais infantis no YouTube livres de publicidade

05/02/2022 22:21:00 | Rio de Janeiro | Fonte: Jornal em Destaque

Assistir vídeos no YouTube pode sim ser uma excelente dica de diversão, entretenimento e cultura para a garotada, mas os pequenos não precisam ficar sujeitos a conteúdos ruins e – pior – repletos de publicidade velada. Listamos canais no YouTube livres de publicidade infantil pra garotada curtir à vontade – claro, com a supervisão de adulto, sempre, afinal, um vídeo leva a outro.


Tem música, literatura, culinária, desenhos, experimentos, cordel, contação de histórias em Libras e muito mais. Sempre com o intuito de ampliar o repertório das crianças desde a primeira infância. Afinal, telas são para entretenimento, mas também podem ter um caráter educativo e formativo. Porém, é preciso lembrar que, apesar de os canais listados abaixo não fazerem uso de publicidade nem venderem produtos em seus vídeos, a plataforma em si o faz.


Nos termos de uso do canal há um aviso de que os conteúdos são indicados para o público acima de 18 anos. Quem já teve a curiosidade de ler os Termos de uso do YouTube? Nele, consta que o usuário, ao usar a plataforma, afirma ter a idade mínima recomendada ou estar autorizado pelos pais.


Quanto ao YouTube Kids, aplicativo criado pelo Google para crianças a partir dos cinco anos, apesar de ser um espaço para o público infantil, não é um ambiente livre de publicidade, uma vez que empresas podem solicitar a um youtuber um conteúdo pago exibido nessa seção para divulgação de um produto ou marca – algo que, pelos termos do YouTube, seria enquadrado como conteúdo, e não propaganda. Assim, não se trata de uma plataforma totalmente segura para a criança no que se refere à exposição a publicidades diversas.


Alerta!

“Em qualquer circunstância, você afirma ter mais de 18 anos, visto que o website do YouTube não é projetado para jovens menores de 18 anos. Se você tiver menos de 18 anos, não deverá utilizar o website do YouTube. Você deverá conversar com seus pais sobre quais sites são apropriados”. Por isto, tanto nos vídeos on-line quanto em qualquer outra atividade da vida da criança, cabe aos adultos responsáveis fazer uma mediação daquilo que elas assistem, ouvem e leem, a fim de evitar conteúdos impróprios, que incitam a violência ou outro tipo de comportamento nocivo.


Recomendações

A SBP (Sociedade Brasileira de Pediatra) recomenda que bebês com até dois anos não tenham nenhum acesso às telas, principalmente durante as refeições ou antes de dormir. Para crianças entre dois e cinco anos, o limite recomendado é de uma hora diária. Já as de seis anos não devem ter contato com jogos violentos e, até os 10 anos, nenhuma criança deve ter televisão ou computador nos próprios quartos para evitar a vulnerabilidade do acesso a conteúdos inapropriados.


Canais infantis no YouTube sem publicidade infantil:


O Show da Luna!

Sabia que a cientista mais amada das crianças tem um canal só dela? O espaço reúne episódios, músicas e clipes da personagem. “Para Luna, o planeta Terra é um laboratório gigante. O que a maioria de nós poderia ignorar, Luna observa e não sossega enquanto não descobrir”, diz a descrição do canal O Show da Luna.


Palavra Cantada

Paulo Tatit e Sandra Peres são autores de grandes hits infantis que atravessam gerações, como “Bolacha de água e sal” e “Sopa”. No canal da Palavra Cantada, tem clipes das músicas, shows e muito mais. Tudo com a qualidade comprovada do trabalho da dupla, premiada e elogiada pela crítica por sua trajetória na música infantil desde 1994, quando foi fundada. “A ideia é criar melodias, letras e arranjos originais, sempre de olho numa poética que respeite a inteligência e a sensibilidade das crianças”, diz a descrição do canal. Leia também a entrevista do Lunetas com Paulo Tatit.


Quintal da Cultura

O programa acompanha quatro personagens – os irmãos Ludovico e Doroteia, o amigo Osório e sua tia Ofélia –, que brincam e se divertem aprendendo coisas novas. Isso tudo ao lado de um jabuti chamado Quelônio e da minhoca Minhoquias. Como o Quintal da Cultura também passa na televisão, os episódios também podem ser acompanhados pela TV de segunda a sexta, das 07h45 às 12h30 e das 14h30 às 17h. Sábado, maratona a partir das 14h45.


Meu AmigãoZão

Este é o canal oficial no YouTube da série brasileira Meu AmigãoZão, exibido pela TV fechada (Discovery Kids) e desenvolvido especialmente para crianças até os sete anos. A cada sábado, há um rodízio de cinco episódios animados da segunda temporada da premiada e reconhecida internacionalmente série de TV, além de alguns vídeos extras exclusivos. As divertidas histórias de Yuri, Lili, Matt e seus Amigãozões Golias, Nessa e Bongo celebram a amizade, a imaginação, as atividades presenciais e o respeito às diferenças, ajudando a criança a resolver conflitos de convívio entre amigos no dia a dia.


Minuto da Terra

O canal Minuto da Terra combina ciência e história em vídeos curtos sobre o nosso planeta e o universo. A intenção é entreter e educar ao mesmo tempo, com criatividade e um toque de humor. Essa é a versão brasileira e autorizada do Minute Earth.


Varal de Histórias

Juçara Batichoti é contadora de histórias! Todo sábado, às 11h, ela conta uma história e, às quartas-feiras, às 19h, compartilha com as crianças a confecção dos recursos de contação que ela utiliza nos vídeos do canal infantil no YouTube Varal de Histórias. Dentre os temas, estão diversidade, vínculos afetivos e o poder das histórias.


Fafá conta histórias

Neste canal adorável para crianças de todas as idades (incluindo as adultas), a atriz Flavia Scherner apresenta os melhores livros e histórias infantis para os pequenos em formação de contação oral. Nos vídeos, postados toda semana, há espaço para os clássicos, as fábulas e os lançamentos recentes, além de perfis audiovisuais de figuras importantes da cultura brasileira, como Machado de Assis. Fafá conta histórias é um caminho interessante para instigar nos pequenos o gosto pela leitura na praticidade do on-line.


Ticolicos

Com intuito de oferecer um espaço de diversidade, criatividade, respeito e imaginação, o canal Ticolicos é conduzido pelo personagem Ludi, um boneco laranja que, a cada semana, responde uma pergunta das crianças, faz entrevistas e compartilha receitas saudáveis. Por exemplo, “por que os dentes caem?” ou “por que precisa tomar banho?”. As crianças podem interagir pelas redes sociais. “Nossa missão é estimular as crianças a fazerem suas próprias descobertas e crescerem mais preparadas para o futuro”, diz a descrição do canal.


Mãos aventureiras

Para suprir a lacuna existente na internet de contação de histórias para crianças com limitações, a professora Carolina Hessel criou o Mãos Aventureiras. Com atualização semanal, o desejo da professora é alcançar escolas para surdos e também as regulares. Cada história é escolhida de acordo com a época. Entre a lista de livros que já foram utilizados estão “Adelia”, de Jean-Claude Alphen (Prêmio Jabuti), “Carona na Vassoura”, de Julia Donaldson e Axel Scheffler, “O presente do Saci”, de Lalau & Laurabeatriz.


Canal do Júlio

“Puxa, puxa, que puxa!”. Quem não conhece esse bordão? O personagem Júlio, do programa infantil Cocoricó, exibido pela TV Cultura, também tem um canal infantil no YouTube. Em seus vídeos, ele conta histórias, ensina brincadeiras e entrevista pessoas famosas da cultura brasileira, como o cantor Lenine. Brincando de apresentador, o menino de oito anos conversa com o avô que está por trás das câmeras e dá ideias. 


No vídeo de apresentação do canal, Júlio se propõe a oferecer “o melhor lugar da internet para você, a mamãe, o papai, o vovô, a vovó, e toda a família se divertir para valer”.


Mari Bigio

Criado pela poeta Mariane Bigio e sua irmã, a musicista Milla Bigio, o projeto mistura cordel com contação de histórias, música e sonoplastia. A proposta do canal é aproximar as crianças de todo o Brasil das manifestações populares de Pernambuco, em especial a literatura de cordel.


Telmo e Tula

Os irmãos cozinheiros Telmo e Tula são um exemplo de parceria. Juntos, os personagens divertem e ensinam para as crianças suas receitas preferidas – crepes, bolo de chocolate, sanduíches e muito mais. A proposta é aproximar as crianças da gastronomia saudável em vídeos lúdicos e criativos. Nos vídeos, são as crianças que cozinham (ponto para a autonomia infantil), sempre supervisionadas por um adulto, e acompanhadas por Paquito, o rato de estimação da dupla. Em português de Portugal, o canal oferece de quebra a oportunidade de as crianças conhecerem um outro sotaque e cultura.


Carol Levy

A pernambucana Carol Levy é multiartista. Cantora e locutora, ela é apaixonada por literatura e histórias, e por isso resolveu unir tudo em seu trabalho. Em seu canal, tem clipes animados de suas músicas e conteúdos educativos divertidos, como “Escovando os dentes” e “Ensinando seu filho a perder“, além de livros clássicos e contemporâneos infantis apresentados por meio de contações de histórias.


ZiS é o Canal

São mais de 130 canções infantis, muitas delas premiadas, no currículo do artista, que assinou algumas das músicas mais conhecidas das infâncias brasileiras nos anos 90, como “Meu pé, meu querido pé”. Em 2017, Hélio Ziskind lançou um canal para crianças no YouTube, o ZiS é o Canal, que traz vídeos de animação e música para os pequenos.


Universidade das Crianças

Abrir o diálogo com as crianças sobre alguns assuntos pode ser sinônimo de esbarrar em detalhes complicados de explicar. Por exemplo: de onde vêm os bebês? Por que o corpo de meninos e meninas é tão diferente? Por que roncamos? Por que vemos colorido? Por que eu nasci dessa cor? Universidade das Crianças é um projeto de divulgação científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que trabalha com crianças em oficinas e na produção de curtas de animação, textos ilustrados, áudios e livros.


Alex, desenhos animados educacionais

Alex é um desenho animado educativo, que pretende entreter e divertir as crianças, ajudando-os a descobrir o fantástico mundo à sua volta. Alex é um canal infantil no YouTube que nos apresenta a novos amigos da selva, o mar, a música e a vegetação, revelando detalhes sobre animais, plantas e instrumentos musicais. A série de vídeos de animação conta com recursos educativos infantis para crianças, bebês e crianças pré-escolares. 


Que monstro te mordeu?

Criado pelos fãs da aclamada série exibida pela TV Cultura, Que monstro te mordeu?, o canal reúne episódios completos e reforça a criatividade da produção, que encanta crianças de todas as idades e também seus pais. “Toda vez que uma criança desenha um monstro, ele ganha vida no Monstruoso Mundo dos Monstros, espalhando caos por onde passa. Resta a Lali e seus amigos monstruosos resolverem a confusão, aprendendo algo com ela”, diz a descrição da série, dirigida por Cao Hamburguer, que também dirigiu o Castelo Rá-Tim-Bum.

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Rio de Janeiro

Ver outros eventos fotografados em RIO DE JANEIRO - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.