|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





O que significa a letra Z nos veículos militares russos? | Riobrasil Noticias

O que significa a letra Z nos veículos militares russos?

O que significa a letra Z nos veículos militares russos?

03/03/2022 11:54:00 | Europa | Fonte: Jornal em Destaque

A invasão da Rússia à vizinha Ucrânia resultou no envio de um enorme aparato militar para o território. Nas imagens amplamente divulgadas do conflito, um “Z” é visto nas laterais de alguns veículos militares russos.


AFINAL, QUAL É O SIGNIFICADO?


Em muitos dos veículos militares russos, principalmente em tanques ou camiões, surge um símbolo branco que se parece com a letra “Z”, por vezes com um contorno da mesma cor.


A explicação mais provável espelha uma tentativa de evitar “fogo amigo”, ou seja, agressões de outros tanques russos – ou aliados, como é o caso de armas bielorrussas.


Desta forma, o símbolo significa que o tanque não será confundido com veículos ucranianos ou de outras forças aliadas que, muitas vezes, são semelhantes aos que chegam da Rússia.


No entanto, outra explicação poderá ser a de que os veículos que possuam este símbolo sejam aqueles que se apresentam prontos para atacar.


O QUE SIGNIFICAM OS OUTROS SÍMBOLOS?


Embora o símbolo com o “Z” seja o mais facilmente encontrado entre o contingente militar russo, outros também foram vistos, como um triângulo com duas linhas de cada lado, um círculo com vários pontos, dois triângulos – com outro dentro destes – ou outros em forma de diamante, sempre de cor branca.


Embora, nestes casos, já não se tenham tantas certezas sobre o verdadeiro significado – como esta guerra tem mostrado, diariamente, sobre tantos outros tópicos -, é provável que indiquem o grupo de ataque a que pertence o veículo em causa. O símbolo pode, ainda, denotar um objetivo específico para o veículo.


Em declarações ao jornal espanhol “Marca”, o ex-diretor do “Royal United Services Institute”, o Instituto Real dos Serviços Unidos para Estudos de Defesa e Segurança do Reino Unido, diz que, muitas vezes, estes símbolos são baseados num fator de localização, comunicando a direção que o veículo toma.

Provavelmente, são sinais que informam que unidades têm como destino o Nordeste ou o Noroeste de um certo distrito, por exemplo”, afirma.


Já Ruslan Leviev, da “Conflict Intelligence Team”, explica, na rede social Twitter, que a teoria que mais lhe parece fazer sentido é a de que os veículos militares de ambos os lados são bastante semelhantes, dada a mesma origem soviética.


Portanto, o símbolo “Z” seria uma forma de auxiliar aviões e outros meios aéreos a identificar aliados ou inimigos de guerra, em cenário de ataque.

Símbolos como estes já foram usados em conflitos anteriores, como nos contingentes militares norte-americanos na guerra no Iraque, de 2003 a 2021.

 

Conteúdo: SIC

______________________________________


ED, um jornal nacional: Fique por dentro da evolução do jornal que virou fonte de notícias do Google News

Continue lendo em jornalemdestaque

Compartilhe!




QR Code:


















© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.