|
espanhol ingles portugues brasil alemao italiano frances





Espaço do Agricultor é inaugurado em Miguel Pereira | Riobrasil Noticias

Espaço do Agricultor é inaugurado em Miguel Pereira

Espaço do Agricultor é inaugurado em Miguel Pereira

26/06/2021 13:05:00 | Miguel Pereira | Fonte: Jornal Serra News

Com obras iniciadas em junho de 2020, o Espaço do Agricultor localizado às margens da Av. Roberto Silveira, 185, no centro da cidade de Miguel Pereira, é um grande marco para a história da cidade e sua agricultura local. O projeto idealizado pelo Prefeito André Português, beneficiará 92 produtores rurais que serão contemplados com um espaço amplo, inovador, inspirador e moderno no coração da cidade, valorizando a agricultura familiar, dando maior visibilidade ao produtor rural e ao setor agro do município, incentivando hábitos para uma alimentação mais saudável e movimentando a economia local.


- Estamos inaugurando um dos empreendimentos que fazem parte do processo de grande desenvolvimento na cidade, e o agricultor é uma peça importante de nosso município, sendo a cidade de Miguel Pereira, um dos maiores produtores de maracujá do Estado. O setor agro tem grande valor e atrelado ao turismo em nosso município, traz para o Espaço do Agricultor, a missão de gerar emprego e renda para a população – declarou o prefeito André Português.

A ideia do projeto é fomentar os produtores rurais do município. Foi realizado na cidade, um cadastro dos agricultores familiares e fornecido a concessão do espaço, que é direcionado ao produtor rural local, focado na comercialização e exposição do produto gerado no município. A estrutura terá capacidade de atendimento ao produtor, com áreas para armazenagem, reuniões entre os produtores e vendas.


- [FALA DO GOVERNADOR]

Recentemente, no Fórum de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, no Palácio Guanabara, o município de Miguel Pereira se tornou modelo e referência, como uma cidade inovadora, que une seus patrimônios históricos aos novos e modernos empreendimentos. Sendo o Espaço do Agricultor reconhecido pelo Governo do Estado, como referência para construção de 30 Mercados do Produtor, similares ao da cidade, contemplando diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro.

 

Cartão Frutos da Terra

A tecnologia a serviço dos pequenos produtores rurais, com a implantação do cartão Frutos da Terra

A Prefeitura de Miguel Pereira, através da Lei Nº3.704, a título de benefício para os mais de 1500 funcionários efetivos, distribuiu o Cartão Frutos da Terra, para que seja utilizado no Espaço do Agricultor, em compras de produtos ofertados na feira do Espaço do Agricultor, onde lá estão os agricultores familiares do município, sendo carregado mensalmente no valor de R$25.

- É um ótimo benefício para todos, funcionários e produtores rurais. Os funcionários saem ganhando por ter um poder de compra e os agricultores familiares aumentam suas rendas tendo um local próprio para vender seus produtos. Informou o prefeito André Português.

 

Destaque no cultivo de pimentão no município

Em Miguel Pereira, o município vem se destacando no cultivo de agriculturas familiares e seu aumento de produção chegou a 30% nos últimos anos.

 

O pimentão é uma excelente alternativa para geração de emprego e renda no campo e na cidade, em Miguel Pereira, são 1158 produtores. A demanda comercial por alimentos in natura é crescente na região, que diante a pandemia, vem buscando uma alimentação com maior quantidade de vitaminas e melhor qualidade de vida.

 

Segundo o Secretário de Agricultura Eduardo Portella, o munícipio vem passando por uma grande expansão no setor de produção rural e atingindo bons ganhos. A Prefeitura, em contrapartida auxilia a produção com maquinários e cursos de capacitação para o produtor, ambos serviços de forma gratuita.

 

Os pimentões são ótimas fontes de vitamina C e possuem quantidades consideráveis de vitamina A, além de sais minerais, como o cálcio, o ferro e o potássio De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a época indicada para o plantio do pimentão é entre os meses de agosto e fevereiro. O início da colheita deve ocorrer entre 100 e 110 dias. Em 2020, foram mais 33 toneladas produzidas do fruto em Miguel Pereira e o faturamento bruto foi de mais de R$2.544, 417,20 reais, segundo a Emater-RJ.

Continue lendo em jornalserranews

Compartilhe!




QR Code:









Eventos fotografados em Miguel Pereira

Ver outros eventos fotografados em MIGUEL PEREIRA - RJ









© Copyright 2003 / 2024 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.