espanhol ingles portugues brasil alemao italiano Chines



STF: Moraes afirma que PF vai abrir inquérito sobre facções no RJ | Riobrasil Noticias

STF: Moraes afirma que PF vai abrir inquérito sobre facções no RJ

STF: Moraes afirma que PF vai abrir inquérito sobre facções no RJ

10/11/2025 08:45:00 | | Justica | Fonte: Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes afirmou, nesta quarta-feira, que a Polícia Federal vai abrir um inquérito para investigar o crime organizado no Rio de Janeiro.

Segundo Moraes, a investigação vai averiguar como funciona o esquema de lavagem de dinheiro e infiltração de criminosos no poder público.

As declarações do ministro foram feitas a representantes de entidades que atuam em defesa de direitos humanos. A reunião foi agendada para debater os desdobramentos da Operação Contenção, que deixou mais de 120 mortos na capital fluminense.

Em relação a apuração sobre as circunstâncias das mortes ocorridas durante na ação das polícias civil e militar, o ministro declarou que o Supremo vai acompanhar a investigação e adiantou que falta autonomia para a polícia técnico-científica do Rio. Na avaliação de Moraes, essa subordinação à Polícia Civil pode comprometer a apuração.

Moraes assumiu a relatoria temporiamente da chamada ADPF das Favelas, diante da ausência do relator do caso, o ex-ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou em outubro.

Alexandre de Moraes foi escolhido para tomar decisões urgentes envolvendo o processo que trata da atuação das forças de segurança em áreas vulneráveis.

1:26

Continue lendo em Agência Brasil

Compartilhe!




QR Code:


















© Copyright 2003 / 2026 | RIOBRASIL DESENVOLVIMENTO DE SITES, SISTEMAS E ENTRETENIMENTO

SITES DO GRUPO : www.riobrasil.net - riobrasil.com.br - rb1.online - rb1.site


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.