Quarenta e nove pessoas foram presas em flagrante, em todo o país, nesta quarta-feira (8), por envolvimento em crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes, principalmente pela internet. A ação fez parte da Operação Nacional Proteção Integral III, realizada pela Polícia Federal em conjunto com as polícias civis de 15 estados e do Distrito Federal. Até a última atualização, dois menores haviam sido apreendidos e duas vítimas resgatadas.
Ao todo, 617 agentes e 273 policiais civis foram às ruas para cumprir 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva.
Ao participar da abertura da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Luziânia, no entorno do Distrito Federal, o presidente Lula comentou a operação:
"Somente assim a gente vai acabar com a exploração de meninas nas terras indígenas, com garimpeiros explorando meninas, sabe, na periferia, nos bairros pobres desse país, nas cidades, na classe média, porque o que não falta é gente safada neste país para fazer coisa errada".
Em nota, a Polícia Federal explicou que esta operação dá continuidade às edições anteriores, deflagradas em março e maio de 2025, evidenciando o trabalho permanente na defesa da criança e do adolescente.
Ainda segundo a PF, entre janeiro e setembro deste ano, já foram cumpridos mais de 1.630 mandados de prisão de foragidos condenados por crimes sexuais.
A nota conclui com um aleta aos pais ou responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes, conversando abertamente sobre riscos e ensinando como agir durante contatos inadequados em ambientes virtuais.
A Operação Nacional Proteção Integral III acontece em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.
Matéria atualizada às 12h54